Sabará lança Programa de Terapia Fetal e Neonatal

O Sabará Hospital Infantil acaba de inaugurar o Programa de Terapia Fetal e Neonatal para atender gestantes que estão esperando bebês com malformações e doenças genéticas, realizando o pré-natal, o parto e o tratamento neonatal imediato. “É o primeiro programa do país a integrar dentro de um hospital infantil um serviço de medicina e cirurgia fetal, permitindo assim o atendimento integral de gestantes com fetos com qualquer tipo de malformação”, explicam os coordenadores, Denise Araujo Lapa e Gregório Lorenzo Acácio.

O Programa de Terapia Fetal e Neonatal do Hospital Sabará é uma iniciativa pioneira no Brasil, com uma lógica semelhante ao Children’s Hospital americano, pois integra a atenção pré-natal de fetos com malformações e doenças genéticas (Ex. espinha bífida, gastrosquise, obstrução de vias aéreas, malformações cardíacas complexas) à expertise de profissionais de todas as especialidades clínicas e cirúrgicas neonatais e pediátricas

O serviço reúne o conhecimento de uma equipe de medicina fetal com experiência de mais de 20 anos na área e que já desenvolveu técnicas inovadoras adotadas mundialmente, à experiência do Sabará Hospital Infantil, um dos únicos exclusivamente pediátricos do Brasil e que possui médicos altamente experientes em todas as especialidades pediátricas.

No programa, a gestante irá passar pelos exames e procedimentos diagnósticos, por consultas de medicina fetal, atendimento pré-natal e também com os médicos especialistas que irão cuidar do recém-nascido. Além disso, realizará cirurgias intraútero que se façam necessárias, assim como cirurgias e outros procedimentos no recém-nascido. O parto será realizado no Sabará com a retaguarda da mesma equipe para o tratamento neonatal imediato.

Outra possibilidade do programa é a utilização da telemedicina para consulta clínica de gestantes e para avaliação remota em parceria com especialistas de outros estados.

“Reunir o atendimento pré-natal, o parto e o acompanhamento pós-natal num hospital pediátrico faz toda a diferença em casos de alta complexidade. A equipe multidisciplinar de um hospital que atende grande número de malformações pediátricas era o elemento que faltava para o atendimento de fetos malformados”, enfatizam os coordenadores do programa.


Serviço:
Mais informações sobre o programa, a jornada do paciente e as principais doenças que o serviço atende, acesse o site.
Agendar consulta: (11) 2526-2526