Sabará lança projeto de atendimento online pediátrico
O Sabará Hospital Infantil lança o projeto de Telemedicina, que englobará diversos serviços. O primeiro deles é a teleorientação por videoconferência, possibilitando o paciente ser atendido por um pediatra experiente do pronto-socorro do Sabará, sem sair de casa. O produto foi pensado especialmente para o período de pandemia de COVID-19, em que as famílias são orientadas a ficar em casa o máximo possível.
“Sabemos que crianças precisam de assistência médica com frequência e, muitas vezes, os pais ficam em dúvida se é necessário procurar um pronto-socorro. Como a ida a um hospital sempre representa um risco, já que é um ambiente onde circulam pessoas com doenças respiratórias transmissíveis, queremos ajudar as famílias a evitar idas desnecessárias ao pronto-socorro neste período de pandemia de COVID-19”, declara Renato Vieira, diretor técnico do Sabará Hospital Infantil.
A proposta do serviço é facilitar o acesso aos médicos preservando a orientação de isolamento social. Nesta ocasião, o pediatra poderá ver a criança e escutar suas queixas e de seus pais ou responsáveis, esclarecer dúvidas, orientar tratamento domiciliar ou a necessidade de ir ao pronto-socorro para melhor avaliação da equipe ou realização de exames.
“A teleorientação pode ser feita em casos simples. Alguns quadros não podem ser avaliados à distância”, alerta Rogério Carballo Afonso, gerente de Novos Negócios e Telemedicina do Sabará Hospital Infantil. “Outros serviços de telemedicina serão lançados em breve, como as consultas com os especialistas do Centro de Excelência”, completa Afonso.