Sabará inaugura Centro de Excelência em Alta Complexidade Pediátrica
O Sabará Hospital Infantil acaba de inaugurar o Centro de Excelência em Alta Complexidade. Instalado no 16º andar do hospital, localizado em São Paulo, o espaço opera segundo o conceito “paciente no centro do cuidado” – formato utilizado pelos Children’s Hospitals. O cuidado centrado na criança e na família significa reconhecer que suas necessidades estão em primeiro lugar. Desta forma, o paciente não fica apenas fisicamente no centro da sala, mas toda a equipe trabalha de forma coordenada como uma unidade de cuidado. Esse modelo oferece uma assistência totalmente individualizada, integral e humanizada, sintetizando a eficiência e o acolhimento, que são a vocação do Sabará quando se trata de saúde infantil.
Voltado para o atendimento de pacientes de alta complexidade pediátrica, a nova estrutura conta uma sala de procedimentos, três consultórios no modelo paciente no centro do cuidado, ultrassom e sala de reabilitação. Com uma equipe multiprofissional de alta capacidade resolutiva na atenção à criança e enfermeiras navegadoras, o local foi reestruturado para atender os pacientes complexos da Neurologia – clínica e cirúrgica, Aerodigestivo, Terapia Fetal e Neonatal e Reabilitação Intestinal. Também serão atendidos os pacientes do Núcleo de Cuidados Paliativos que, atualmente, são direcionados para outra unidade de serviço.
“Acreditamos que o cuidado centrado na criança e na família ajuda a alcançar melhores resultados e promover práticas mais seguras. Essa experiência auxilia na promoção de melhores desfechos clínicos, além de garantir a qualidade e segurança do cuidado prestado”, declara Felipe Monti Lora, gerente médico do Sabará Hospital Infantil.
No Centro de Excelência em Alta Complexidade poderão ser feitas consultas e procedimentos, sem a necessidade de ir ao Pronto-Socorro. Com capacidade de atendimento para 1.200 atendimentos por mês, além das consultas também serão realizados procedimentos como curativos, retirada de pontos, trocas de sondas e traqueostomias, entre outros.