Ricardo Pavanello assume a presidência da SOCESP para o biênio 2026/2027
Com a promessa de fortalecer o diálogo com regionais, entidades de cardiologia no Brasil e no exterior, poder público, empresas privadas e a sociedade, o cardiologista Ricardo Pavanello assume a presidência da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP) tendo a aproximação como eixo central da nova gestão.
Nascido em Campinas, graduado em Salvador e atualmente diretor da Cardiologia Clínica do Instituto Dante Pazzanese, acredita que a SOCESP deve seguir cumprindo seu papel de maneira ampla, atuando junto a seus vários públicos. Entre seus projetos, quer implementar uma política de eventos em macrorregiões do interior do Estado. “Precisamos levar São Paulo para as regionais, mostrar engajamento de mão dupla, que não apenas traga as diretorias locais para a capital, mas também faça o movimento contrário”, planeja.
Entre seus projetos, quer implementar uma política de eventos em macrorregiões do interior do Estado. “Precisamos levar São Paulo para as regionais, mostrar engajamento de mão dupla, que não apenas traga as diretorias locais para a capital, mas também faça o movimento contrário”, planeja.
Ainda no quesito aproximação, Pavanello pretende estreitar o relacionamento da SOCESP com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). “Temos que somar esforços porque os problemas que enfrentamos em São Paulo também são desafios em outras regionais da SBC”.
Outra iniciativa coordenada pela ex-presidente Ieda Jatene, que estará à frente do SOCESP Mulher, inclui uma ação itinerante com orientações sobre doenças cardiovasculares. “As mulheres precisam cuidar do coração. Vamos tratar das questões relacionadas à saúde da mulher como um todo. Teremos um fórum com obstetras, ginecologistas e cardiologistas.” O SOCESP Mulher é um braço da SOCESP voltado à saúde cardiovascular feminina, temática terá um espaço maior no Congresso 2026.
Para o 46º Congresso da SOCESP, Pavanello reforça o caráter mais abrangente que a cardiologia deve ocupar. “Hoje a cardiologia não fala mais só em cardiologia, falamos em cardiometabolismo, abordando a prevenção dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, como diabetes, doença renal e hipertensão.”
Outro ponto relevante é o público leigo. “Podemos fazer campanhas, no intervalo de um jogo de futebol, demonstrando uma ressuscitação cardiorrespiratória”, diz. “É preciso disseminar informações cientificamente comprovadas, mas sobre as quais a população ainda não tem muito conhecimento. E conhecimento guardado não serve para nada, devemos compartilhá-lo.”
Continuidade
O Projeto Infarto da SOCESP, implementado em 2010, terá destaque na gestão do novo presidente. O projeto visa reduzir a mortalidade por infarto agudo, focando em melhorar o atendimento nos hospitais públicos de São Paulo. Combina capacitação de profissionais de saúde por meio de cursos online e presenciais.
“Em parceria com o American College of Cardiology, participaremos do programa GATHI (Global Heart Attack Treatment Initiative), o maior registro de boas práticas para infarto agudo do mundo, que busca melhorar este tratamento, especialmente em países de baixa e média renda.”
Congresso da SOCESP 2026
No próximo Congresso da SOCESP (04 a 06 de junho de 2026, no Transamérica Expo Center, em São Paulo), Pavanello quer mais proximidade com entidades internacionais, como American College of Cardiology (ACC), American Heart Association (AHA), Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), Sociedade Interamericana de Cardiologia (SIAC) e World Heart Federation (WHF). Segundo o presidente, a SOCESP deve exercer seu protagonismo, não apenas recebendo essas entidades em seus eventos, mas participando dos congressos organizados por elas.
Conheça a nova diretoria
A gestão 2026/2027 da SOCESP, desde 1º janeiro de 2026 conta com: Ricardo Pavanello, presidente; Luis Henrique Wolff Gowdak, vice-presidente; José Henrique Herrmann Delamain, primeiro secretário; Cesar Augusto Pereira Jardim, segundo secretário; Fernanda Marciano Consolim-Colombo, primeira tesoureira; Lilia Nigro Maia, segunda tesoureira; Andrei Carvalho Sposito, diretor científico; Roberto Rocha Correa Veiga Giraldez, diretor de Publicações; Jorge Zarur Neto, diretor de Comunicação; Adriano Mendes Caixeta, diretor de Promoção e Pesquisa; Marcelo Franken, diretor de Qualidade Assistencial; Renato Azevedo Júnior, diretor de Relações Institucionais e Governamentais; Otávio Rizzi Coelho Filho, diretor de Regionais; Agnaldo Piscopo, diretor do Centro de Treinamento em Emergências; André Feldman e Múcio Tavares de Oliveira Junior e Carolina Casadei Dos Santos, coordenadores do Projeto Insuficiência Cardíaca; Alberto Francisco Piccolotto Naccarato e Ronaldo Fernandes Rosa, coordenadores do Centro de Memórias; Amaury Zatorre Amaral, Antonio Claudio do Amaral Baruzzi, Louis Nakayama Ohe, Pedro Gabriel Melo De Barros E Silva, Pedro Ivo De Marqui Moraes e Roberta Saretta; coordenadores do Projeto Infarto; Elton Scuro e Raphael Machado Rossi, coordenadores do SOCESP Jovem; Ieda Biscegli Jatene e Salete Aparecida da Ponte Nacif, coordenadoras do Projeto SOCESP Mulher; e Alexandre Antonio CunhaAbizaid, Antonio Carlos Palandri Chagas e Ibraim Masciarelli Francisco Pinto, coordenadores de Relações Internacionais.

