Relacionamento e revolução digital na medicina

Por Raphael Trotta

Em meio à pandemia da Covid-19 e ao momento de isolamento social, soluções em tecnologias de comunicação ganham ainda mais importância. Isso acontece praticamente em todas as áreas, diminuindo, sobretudo, as distâncias entre as pessoas. Em função disso, mercados adaptam estratégias para que o consumidor faça compras on-line e as receba em casa, casamentos no civil podem ser oficializados por videoconferência, shows são realizados ao vivo pela internet – sem público – e atendimentos médicos já podem ser realizados remotamente.

Conceitos como inteligência artificial, streaming, armazenamento de dados em nuvem e plataformas de videoconferência passaram a fazer parte da vida de milhares de profissionais em todo o mundo. Na medicina isso também está ocorrendo. Nota-se a utilização das tecnologias de comunicação em clínicas, consultórios e hospitais, cujo objetivo é otimizar o trabalho e ganhar tempo para atender pacientes, de forma ainda mais qualificada e assertiva, especialmente nos últimos meses, devido à pandemia.

Para fortalecer a relação entre médico e paciente, a utilização da tecnologia contribui para a geração de melhores resultados. E as opções não são complexas.

Entretanto, antes de seguirmos com exemplos sobre os meios tecnológicos que possibilitam essa visão, é importante ressalvar que o relacionamento com o paciente inicia-se no agendamento da consulta e continua após o fim do atendimento. É um processo que deve ser contínuo.

A utilização frequente de mensagens de texto, e-mails e aplicativos possibilita um contato mais próximo. O envio de e-mails, por exemplo, é estratégia eficiente de relacionamento, uma vez que, demonstra preocupação e cuidado com a saúde do paciente. Por meio de softwares, pode-se enviar lembretes de consultas e remarcações; avisos para uso de medicamentos, preparos de exames ou cuidados pós-cirúrgicos; artigos informativos; e felicitações de aniversários e de datas comemorativas. Ainda é possível fazer com que os e-mails possam ser arquivados no prontuário eletrônico, facilmente acessado a qualquer hora e lugar.

Outra forma de aproveitar as vantagens da tecnologia para aproximação com os pacientes é a criação de conteúdo informativo para publicação em site, blog ou rede social, pois tais mídias conseguem grande alcance. As pessoas acessam a internet para pesquisar dúvidas relacionadas à saúde, e a disponibilização de informações relevantes gera confiança, cria autoridade e fideliza o paciente.

Além disso, outro exemplo, mais recente, é a adoção da telemedicina. Em um cenário no qual a recomendação das autoridades de saúde é ficar em casa, a modalidade tem sido um dos principais recursos para a assistência médica, tornando o atendimento ágil e seguro, uma vez que o paciente, por exemplo, não precisa sair de casa e se deslocar até o consultório ou hospital. Por essa condição, a telemedicina é um meio capaz de manter o atendimento especializado, próximo e confiável, e poderá ser uma solução definitiva pós-pandemia, já que as vantagens são perceptíveis.

A evolução das tecnologias na medicina é uma realidade. Como foi ressaltado, são várias as ferramentas que auxiliam o relacionamento entre médicos e pacientes, agregando valor ao atendimento e às novas experiências. Mas, sempre cabe um alerta: como as transformações tecnológicas têm sido constantes e rápidas, os profissionais de medicina devem se manter permanentemente atentos aos avanços na área digital, para não correr riscos de perder oportunidades de evoluir e oferecer um serviço cada vez mais próximo e com maior qualidade ao paciente.


*Raphael Trotta é médico oftalmologista e CEO do iMedicina

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