CHN abre inscrições para programa de residência médica em pediatria
O Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), pertencente à Rede Ímpar, abre as inscrições para sua primeira turma do Programa de Residência Médica em Pediatria, com duas vagas. As inscrições encerram dia 8 de fevereiro e podem ser feitas pelo site www.chniteroi.com.br ou diretamente no hospital, com uma taxa no valor de R$ 217. O edital do concurso pode ser acessado também pelo site do CHN.
Para ingressarem, os candidatos deverão ser formados em medicina e precisam ser aprovados na prova teórica e na análise de currículo. O teste teórico terá 80 questões de múltipla escolha e vale 90% da nota e será realizado no dia 14 de fevereiro, às 14h, no centro educacional do hospital.
O programa terá duração de três anos e uma carga horária de 60 horas semanais. Os residentes terão a vivência da prática clínica por meio do contato direto com médicos pediatras, que os supervisionarão no atendimento na Emergência Pediátrica, no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (CTI) e Neonatal, no Trauma, na Radiologia Infantil e na Cirurgia Pediátrica, além dos setores de Oncopediatria e Transplante Pediátrico.
Para a parte de atendimento à saúde básica, o hospital conta com o convênio com a Fundação Municipal de Saúde, com prática nas policlínicas regionais do município de Niterói. Para Christine Tamar, coordenadora da Pediatria do CHN, esse é um grande avanço para a unidade, que já conta com uma estrutura tecnológica e de pessoal e agora abrirá novas frentes, de ensino e pesquisa.
“Investir em educação continuada e na qualificação de novos profissionais é um ganho para o hospital, pois, além de um grande complexo assistencial, o CHN está caminhando para se tornar referência acadêmica, pela formação de profissionais especializados com o padrão de exigência de uma unidade hospitalar de alta complexidade”, enfatiza a coordenadora.
O programa de residência – planejado há cerca de dois anos – passou pela certificação da Comissão Nacional da Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação, para o reconhecimento do curso e oferece uma estrutura completa para fomentar o ensino e gerar conhecimento para os médicos recém-formados. Outro destaque é que os residentes poderão atuar em vários hospitais da Rede Ímpar distribuídos pelo país.
“O CHN quer oferecer um ambiente de ensino e de crescimento, com segurança e excelente nível técnico, que seja ético e permita a todos desenvolverem a melhor medicina. A intenção é gerar discussão acadêmica e preparar especialistas capazes de investigar e questionar um quadro clínico, a fim de obter o melhor desfecho clínico para os pacientes pediátricos”, destaca Ilza Fellows, diretora-geral do CHN.