Remuneração baseada em valor – importância para a saúde no Brasil
Por Renata Moraes
O pagamento baseado em valores é um método de remuneração dos prestadores de serviços de saúde baseado em diversos modelos que, em síntese, visa à promoção da qualidade dos serviços de saúde e a redução de seus custos, focados no resultado e na qualidade do tratamento.
Seu desafio principal é substituir o sistema vigente em grande parte do sistema privado de saúde, balizado em pagamento por volume, onde se remunera prestadores de serviços pela quantidade de procedimentos realizados, no modelo denominado Fee for Service (FFS), ou no modelo de pagamento por pacote, no qual cada tratamento tem uma remuneração pré-estabelecida, sendo que em ambos a atenção está voltada para doença e não na prevenção de suas causas, pois o que predomina é a forma de pagamento.
A instabilidade econômica, o envelhecimento populacional, o aumento dos custos da saúde, dentre outros fatores tornam urgente a substituição do atual modelo praticado em sua maioria pelo mercado.
Surgem, então, os mecanismos de remuneração alicerçados em valor, que constituem um formato que considera a qualidade e o resultado final do tratamento, privilegiando e recompensando o êxito do protocolo aplicado, a excelência da assistência ofertada e, consequentemente, a manutenção da qualidade de vida do segurado.
A Agência Nacional de Saúde (ANS) apoia e incentiva a implementação de modelos de remuneração baseados em valor, trazendo propostas inovadoras às operadoras de planos de saúde nessa questão. O objetivo principal da iniciativa é elevar a qualificação dos serviços prestados e racionalizar o uso dos recursos, evitando gastos desnecessários. Entretanto, no Brasil, ainda se caminha a passos lentos para a adoção de contratos por performance ou desempenho.
É urgente que os gestores das operadoras de planos de saúde percebam que esse modelo é uma das formas mais eficazes de diminuir as glosas, reduzir custos, controlar os gastos e promover a sustentabilidade das organizações ao mesmo tempo em que promove e garante a qualidade da assistência à saúde e de vida de seus segurados.
*Renata Moraes é Enfermeira e Coordenadora de Auditoria Médica da Unimed Nova Iguaçu.