Varejo farmacêutico movimentou R$ 103,14 bilhões em 2024

O mais novo ranking das empresas que integram a Associação Brasileira de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) reafirma a capilaridade nacional do setor e sua relevância para a economia e a saúde do país. O grande varejo farmacêutico movimentou R$ 103,14 bilhões no ano passado, cifras que representaram um crescimento de 14,2% frente a 2023.

Compilado pela FIA-USP e referente a 2024, o estudo leva em consideração o faturamento e o número de lojas. A análise integra tanto os grupos econômicos como as bandeiras por eles administradas.

Ranking por faturamento

A RD Saúde (antiga Raia Drogasil) manteve a liderança em faturamento pelo 14º ano consecutivo. O Grupo DPSP – união das marcas Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco – segue na segunda colocação. Já a terceira posição ficou com as Farmácias Pague Menos. As gaúchas Farmácias São João e Panvel fecham o top 5.

Entre as dez primeiras colocadas, a Drogal, com atuação no interior de São Paulo e Minas Gerais, foi a que mais avançou – subiu dois lugares e agora é a 8ª maior rede em receita.

Quando avaliadas as bandeiras de farmácias, as mudanças foram mais visíveis. A Pague Menos assumiu a vice-liderança ao ultrapassar a Drogaria São Paulo, pertencente ao Grupo DPSP. A Raia Drogasil, da RD Saúde, sustenta a liderança. Completam a relação dos primeiros lugares as Farmácias São João e a Panvel, que também saltou uma posição.

Mais capilaridade e presença nacional

As redes associadas à Abrafarma encerraram 2024 com 11.244 pontos de venda – um aumento de 8,17% em relação ao ano anterior. Nesse quesito, a RD Saúde manteve a liderança, em número de lojas, com a Farmácias Pague Menos consolidando-se no segundo lugar. O Grupo DPSP aparece na sequência, seguido pelas representantes do Sul – Farmácias São João e Panvel, do Rio Grande do Sul; e a paranaense Nissei.

Já na avaliação por bandeira, Raia Drogasil e Pague Menos seguem na dianteira. As Farmácias São João figuram no terceiro lugar.

“O ranking mostra como as redes associadas vêm se consolidando não apenas pela consistência nas vendas, como também pelo compromisso de disseminar saúde, bem-estar e conveniência a todo território nacional. Com 11% dos pontos de venda do país, respondemos por cerca de 53% das dispensações de medicamentos”, reforça Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.