Moinhos de Vento qualifica profissionais que atuam em Pesquisa Clínica

Para dar apoio e qualificar ainda mais os profissionais que trabalham em pesquisa clínica, o Projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica do Hospital Moinhos de Vento, por meio do PROADI-SUS, oferece cursos que abordam desde o planejamento da pesquisa até a divulgação de resultados. São mais de 150 horas de aulas, distribuídas entre 14 cursos gratuitos e a distância.

Em meio a uma pandemia, como a do novo coronavírus, cientistas e pesquisadores de todo o mundo buscam encontrar um tratamento ou avançar no desenvolvimento de uma vacina eficaz no combate a doença. Com os olhos da população e dos noticiários voltados a uma possível saída a este problema, a pesquisa clínica adquire uma visibilidade maior para o cidadão comum, podendo até despertar o interesse pela área.

Para qualificar profissionais que já atuam ou desejam atuar com pesquisas clínicas, o projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica traz cursos gratuitos e a distância, que abordam todos os passos envolvidos na pesquisa, que vão desde o planejamento, passando pela ética em pesquisa e a divulgação de resultados concretos. Atualmente são seis cursos com inscrições abertas, e outros oito serão disponibilizados nos próximos meses.

“A abordagem do tema na prática é definitivamente um dos pontos fortes dos cursos, eles trazem diversas ferramentas pedagógicas que facilitam o aprendizado e despertam o interesse do aluno sobre o tema”, comenta Renata Kochhann, pesquisadora no Hospital Moinhos de Vento e líder do projeto.

Assim como outros projetos realizados por meio do Programa de Apoio Ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, o PROADI-SUS, o projeto do Hospital Moinhos Vento traz diversas ferramentas que facilitam o aprendizado e trazem para prática ações que fortalecem o Sistema Único de Saúde. Desde abril de 2020, o curso sobre pesquisa clínica já qualificou mais de 5 mil profissionais em todo o Brasil

Para conhecer mais sobre os cursos e fazer sua inscrição, acesse: http://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/pesquisaclinica