Projeto aumenta em 31% o acesso de adolescentes às unidades de saúde
A presença de jovens da comunidade de Paraisópolis em unidades de saúde cresceu 31% nos últimos 12 meses. O aumento foi observado nas três Unidades Básicas de Saúde (UBS) municipais gerenciadas pelo Einstein na região e é resultado das ações implementadas pelo projeto “Chega Junto”, iniciativa do Instituto Israelita de Responsabilidade Social e do Escritório de Excelência do Einstein, em parceria com a farmacêutica MSD.
O projeto foi organizado diante de um cenário de baixa adesão da faixa etária de 9 a 19 anos a serviços de saúde disponíveis, como vacinação, orientações sobre saúde sexual e reprodutiva – incluindo prevenção da gravidez precoce e de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), exames e monitoramentos, sobretudo os relacionados ao controle de sobrepeso, doenças crônicas e saúde mental.
Entre as atividades realizadas no intervalo de março de 2023 a março deste ano estão rodas de conversa, grupos focais, aulas especiais, jogos cooperativos e educacionais e outras ações integrativas voltadas a essa população.
Todo o cronograma foi desenhado no formato da Ciência da Melhoria, uma metodologia que desenvolve ações em pequena escala, para posterior gradativo aumento, associada à metodologia da planificação, na qual os grupos participam de momentos presenciais e virtuais, integrando matrizes de ciclos bem formatados. Estes ciclos abordam de forma organizada e pontual os principais temas que são relevantes à saúde do adolescente.
“Ao todo, foram quatro ciclos englobando: barreiras de acesso, para compreender os motivos pelos quais os adolescentes não estavam engajados no autocuidado; promoção da saúde, com foco em saúde mental, redução de danos e vacinação; sexualidade; e projetos de vida, este último motivando que os jovens se enxerguem, no futuro, com uma perspectiva mais positiva”, explica Roberta Marques, enfermeira consultora de qualidade e segurança do paciente e especialista em Ciência da Melhoria no Escritório de Excelência Einstein.
Além de ter superado o objetivo inicial (de >30%) no que tange o acesso às unidades de saúde, o projeto também apresentou impacto positivo no que diz respeito aos acompanhamentos desses jovens por equipes multidisciplinares nas UBSs, bem como no aumento da cobertura vacinal contra o HPV, uma medida importante para a prevenção do câncer de colo de útero. Este último indicador contou com um crescimento de 17%, considerando o esquema vacinal completo preconizado pelo Ministério da Saúde.
Kleber Santos, diretor de inovação em projetos sociais da MSD para a América Latina, afirma que “o projeto Chega Junto é um exemplo tangível de fortalecimento do sistema de saúde para acolhimento dos adolescentes no território e, em consequência, construção de comunidades mais saudáveis. Ao garantir o aumento do acesso a serviços de saúde e informações importantes sobre prevenção e autocuidado, estamos empoderando esses jovens para que sejam agentes de sua própria saúde e bem-estar”.
Agora, com o término desses primeiros 12 meses de trabalho, a expectativa é que seja formatada uma segunda onda do Chega Junto. “Nessa primeira etapa, alcançamos 16% dos jovens da comunidade, o que demonstra que ainda temos oportunidade de ampliação da iniciativa dentro de Paraisópolis e áreas vizinhas, onde a população tem cerca de 13 mil jovens”, observa Claudia Garcia de Barros, diretora do Escritório de Excelência Einstein.