Projeto Aurora: despedida com acolhimento no INCA
Lidar com a morte de um ente querido é uma das experiências mais difíceis da vida. E esse momento de dor recebe uma atenção especial na unidade hospitalar de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional de Câncer (INCA), no bairro Vila Isabel, no Rio de Janeiro. O Projeto Aurora, recém-criado pelo INCAvoluntário, área de ações sociais do instituto, acolhe as famílias para que recebam os pertences e documentos de pessoas falecidas de maneira mais humanizada, dentro de uma bolsa e de uma pasta confeccionadas especialmente para esse gesto.

O processo de entrega é realizado num ambiente reservado, onde as famílias podem receber os pertences com privacidade. Além disso, a equipe assistencial da unidade está sempre disponível para oferecer apoio psicológico, caso necessário. Segundo a gerente-geral do INCAvoluntário, Fernanda Vieira, o nome “Aurora” foi escolhido por representar esperança e renovação, um lembrete de que, mesmo na despedida, o amor permanece.
“Entregar os itens às famílias com respeito, empatia e dignidade também simboliza o compromisso do INCA com a história de cada paciente que passa pelos hospitais do instituto. A intenção é expandir o Aurora para as outras três unidades hospitalares do instituto, para que possamos estar mais perto das famílias nessa hora”, afirma Fernanda.
O Projeto Aurora – assim como todas as iniciativas do INCAvoluntário – foi concretizado graças às doações de pessoas físicas e empresas e ao trabalho dos 250 voluntários que doam tempo, carinho e atenção aos pacientes e familiares atendidos pelo INCA.