Hospital Sírio-Libanês abre inscrições para capacitação gratuita de residentes
O Projeto Residências, conduzido pelo Hospital Sírio-Libanês, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, está com inscrições abertas para duas iniciativas voltadas ao fortalecimento da formação profissional e à qualificação de preceptores e gestores de programas de residência. Os cursos serão gratuitos.
Com 80 vagas, a primeira turma do curso de aperfeiçoamento em estratégias de promoção da saúde mental será voltado a preceptores, tutores e coordenadores de programas de residência médica e multiprofissional, além de profissionais dos núcleos de apoio psicológico e psicopedagógico. Seu objetivo é capacitar esses profissionais para desenvolver e aprimorar estratégias eficazes voltadas à promoção da saúde mental nos programas de residência, incluindo a implementação de fluxos de cuidado, núcleos psicopedagógicos e ações preventivas contra o assédio. Com carga horária de 180 horas e foco no desenvolvimento de fluxos de cuidado, bem-estar e na prevenção do assédio e outras violências no trabalho, o curso será realizado na modalidade ensino a distância (EAD), entre abril e setembro de 2025, e é direcionado a instituições das regiões Norte e Nordeste.
Promoção da equidade para residência médica
Visando proporcionar aos participantes de programas de residência médica e na área da saúde a oportunidade de atuar em serviços de saúde voltados a populações como as do campo, floresta, águas, povos indígenas, pessoas em situação de rua e pessoas transgênero, o estágio eletivo para residentes em serviços de atenção à saúde oferece 270 vagas para residentes médicos e multiprofissionais. O objetivo é fortalecer as ações de saúde para essas populações, aprimorar a formação desses profissionais para atuar em contextos remotos e especializados, promovendo a integralidade do cuidado e estratégias de equidade, alinhadas com políticas nacionais de saúde. A oferta das turmas para o estágio ocorrerá entre maio de 2025 e fevereiro de 2026. O curso incluirá atividades práticas supervisionadas, além do desenvolvimento de planos de ação para aprimorar o cuidado. Os selecionados receberão ajuda de custo para despesas com transporte, hospedagem e alimentação.
Para mais informações sobre critérios de participação e formulário de inscrição aqui.