Compras hospitalares exigem integração de tecnologias e análise

Buscar o menor preço de produtos ou serviços deixou de ser meta fundamental dos compradores que, nesta quinta-feira, dia 19/9, receberão homenagens pelo Dia do Comprador.

Hoje, exige-se do profissional capacidades que envolvem desde a integração de tecnologias, poder de análise, planejamento e até o cumprimento de processos legais e de integridade.

“O comprador deve assumir uma posição de analista, atento ao que acontece no mercado, empenhado em compreender a legislação, os conceitos de transparência, sustentabilidade, sempre com foco na realização de compras qualificadas”, explica Eduardo Menezes, diretor de Suprimentos da Pró-Saúde.

A instituição é uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalar do país. Está presente em municípios de todas as regiões brasileiras — desde grandes centros urbanos até lugares remotos, incrustados no meio da floresta amazônica. Na capital paulista, ainda realiza a gestão de quatro creches em uma das regiões mais populosas da cidade.

“Quase 80% das compras para os mais de 20 hospitais que a Pró-Saúde gerencia são realizadas pela sede corporativa, que fica em São Paulo”, ele conta. É onde atua uma equipe composta por outros 30 profissionais — a maioria dos quais contratados nos últimos dois anos.

Todos os meses, o time da Pró-Saúde realiza algo em torno de 6 mil compras de produtos utilizados na manutenção e operação das unidades de saúde. O volume de rotina chega a alcançar aproximadamente R$ 13 milhões por mês.

“Centralizar o processo de compra foi uma decisão estratégica para a Pró-Saúde — e é um caminho consolidado. Conseguimos aliar preço e qualidade. Com os investimentos feitos em tecnologia, também melhoramos a segurança da integridade, ampliamos a transparência e a isonomia junto aos fornecedores”, explica Menezes.

Ele acrescenta o planejamento como um divisor importante nas operações de compra. “Talvez um dos maiores desafios para quem atua na área de compras é superar a ação reativa, ou seja, só compro quando me solicitam”, resume.

Giselle Mayumi Ishiki

O grau de complexidade das operações de compras também exige que o profissional tenha o entendimento do contexto socioeconômico onde a unidade de saúde está inserida. “Há muitas variáveis que o comprador que atua na Pró-Saúde precisa considerar”, observa a gerente corporativa de Compras, Giselle Mayumi Ishiki.

Ela explica que, tão importante quanto a definição do fornecedor, é a logística que resulta na entrega dos produtos. “Saúde é um serviço em que o planejamento alcança uma importância fundamental. Por isso, a compra de produtos deve estar associada, impreterivelmente, à capacidade do fornecedor de entregar os produtos no prazo pactuado”, acrescenta.

As compras realizadas pela Pró-Saúde são feitas por meio de uma plataforma on-line, em que o rigor começa no credenciamento dos fornecedores.

Atualmente, a Pró-Saúde tem cerca de 600 fornecedores credenciados. É diante deste universo que o comprador José Carlos Alves dos Santos atua diariamente. Administrador por formação, ele chegou na Pró-Saúde em 2015, como assistente.

Ele reforça o entendimento atual da profissão. “Não é mais o menor preço, mas o melhor preço”, resume. “O processo de compra envolve uma série de fatores — como as diferenças regionais e culturais de mercado num país que é imenso —, mas eu destacaria a necessidade de conhecer exatamente o que as áreas precisam e, sobretudo, os produtos que se está comprando”, comenta.

De acordo com José Carlos, o conceito de melhor preço envolve a qualidade da prestação de serviços. “Temos uma preocupação com a qualidade e processos administrativos que consideram essa condição. Ou seja, buscamos o menor preço sem abrir mão da qualidade”, acrescenta o comprador.

A compradora Caroline Coriolano, que assumiu a função neste ano, já demonstra um entendimento apurado da profissão. “A transparência é algo que levamos muito a sério. Ao final de cada compra, todos os clientes têm acesso a uma ata contendo o histórico da operação. Ou seja, tudo é rastreado e compartilhado. Essa dinâmica nos dá segurança para atuar”, explica.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.