Prevent Senior utiliza robôs em pronto-atendimento
Nos postos de pronto-atendimento da Prevent Senior, é comum que o médico emergencista de plantão, ao atender um beneficiário que acaba de dar entrada, para fechar o diagnóstico necessite consultar a opinião de um outro especialista, como por exemplo de um neurologista, caso o paciente tenha batido a cabeça, ou de um cardiologista, caso haja suspeita de complicações cardíacas.
Nestes casos, até muito pouco tempo atrás o procedimento padrão consistia no médico emergencista chamar o especialista, que tinha então que se deslocar através da cidade de São Paulo, enfrentando o trânsito e seus congestionamentos, para chegar ao pronto-atendimento onde o beneficiário se encontrava, fosse no Butantan, em Santana, no Tatuapé, no Jardim Paulista ou em Santo André.
Resultado: médico e paciente tinham que aguardar de uma a duas horas, dependendo do trânsito, até a chegada do especialista, o fechamento do diagnóstico e o início do tratamento mais indicado para aquele caso específico.
Desde o início da pandemia, o risco de contágio adicionou uma variável nesta equação de atendimento médico. Como proceder para acelerar o atendimento dos pacientes pós especialistas, evitando ao mesmo tempo que tais médicos transitassem entre os diversos pronto-atendimentos, aumentando o risco de contaminação pelo coronavírus?
Telessaúde
“A resposta para tudo isso se chama telemedicina. Desde março já foram realizados mais de 250 mil atendimentos médicos por videoconferência via computadores, celulares e tablets. Já são mais de 3 mil videoconferências por dia,” afirma Rodrigo Esper, idealizador do projeto TELESSAÚDE da Prevent Senior.
Mas não para por aí. “Naqueles casos em que a opinião de um especialista é fundamental, a mais moderna tecnologia tornou a presença deste profissional imediata, a qualquer hora do dia, sete dias por semana,” diz Esper.
Isto já acontece nos cincos postos de pronto-atendimento da Prevent Senior na Grande São Paulo que já contam com o inovador serviço de telemedicina por videoconferência disponibilizado por robôs de última geração fabricados pela empresa Double Robotics, do Vale do Silício, na Califórnia, Estados Unidos.
“Agora o especialista, seja ele um neurologista, um cardiologista, um nefrologista ou um psiquiatra, etc, está à disposição para consultas e diagnósticos sete dias por semana e em tempo real,” afirma Esper. De acordo com ele, o serviço deve passar a ocorrer 24 horas por dia até o final de julho, assim como disponibilizar uma gama completa de especialistas.
De acordo com o médico, outros oito robôs estão chegando, para disponibilizar o serviço em todos os postos de pronto-atendimento da Prevent Senior na Grande São Paulo.
“Nossa meta é, no médio prazo, contar com um robô em cada andar de cada um dos oito hospitais da Prevent em São Paulo, bem como em todos aqueles que vierem a ser inaugurados. Ou seja, serão dezenas de simpáticos robôs perambulando pelos corredores de todas as unidades,” explica Esper.
Os robôs
“Nenhum deles passa despercebido. Em qualquer dos postos de pronto-atendimento na Grande São Paulo onde são atualmente utilizados, os robôs ambulantes da Prevent Senior chamam a atenção e a curiosidade dos beneficiários,” afirma a gerontóloga Bruna Prado, coordenadora de TELESSAÚDE da Prevent.
Cada robô possui um monitor semelhante a um tablet, que exibe imagens em videoconferência de um médico que conversa com as pessoas, sejam elas beneficiários, seus acompanhantes, enfermeiros e médicos em tempo real. O robô perambula livremente pelos corredores dos postos de pronto-atendimento, comandado à distância pelo especialista
“As pessoas param para olhar o robozinho passando, e se surpreendem quando o monitor vira para elas, ao mesmo tempo que o médico que controla o robô à distância cumprimenta os pacientes em alto e bom som. Alguns dos beneficiários chegam mesmo a tirar selfies ao lado dos robozinhos. Os robôs fazem muito sucesso,” diz Bruna.
Em termos médicos, que é no final o que mais importa, o uso de robôs para viabilizar consultas de especialistas via telemedicina também têm sido um sucesso. De acordo com Bruna, os pacientes e seus acompanhantes não se ressentem da ausência do médico em carne e osso na sua frente. Ao contrário, eles apreciam o contato com médicos especialistas através da videoconferência proporcionada pelo robô. E do ponto de vista médico, a presença dos especialistas sete dias por semana nos pronto-atendimentos proporciona uma agilidade inédita no fechamento de diagnóstico e início do tratamento.”