Medicina preventiva deve estar no DNA das empresas

Por Mauro Silva Junior

A prevenção é um tema bastante jovem no âmbito da medicina moderna. No Brasil, o assunto se tornou disciplina nas salas de aula em meados de 1965, em São Paulo. Seu relativo insucesso se deve, em partes, ao modelo assistencial no qual a rede pública tem papel central no cuidado primário e secundário das pessoas.

Desde 1998, a partir da definição do atual formato de planos de saúde, a prevenção enfrentou um período de desconfiança e só recentemente tem entrado na pauta das reuniões de algumas companhias.

É comum, quando o tema surge, gestores pensarem que se trata de um mero direcionamento de recursos para o tratamento de patologias a custos menores. Porém, esta ideia nem sempre é verdadeira do ponto de vista econômico, o que não contribui e atrapalha a definição de um caminho.

Contudo, é preciso lembrar que cuidados preventivos ajudam a elevar a qualidade e expectativa de vida de forma significativa. Por isso, é importante que as empresas busquem equilibrar este fator em seus planos estratégicos. E sabemos que com a economia moderna atual, esta não é missão das mais fáceis.

Ao pensar no assunto, algumas questões geram dúvidas nos empresários e CEOs. Muita gente ainda se pergunta se faz sentido investir na prevenção de doenças dos funcionários. Isto não aumentaria o absenteísmo? Quais seriam os custos?

Para encontrar respostas, é importante ressaltar o papel da tecnologia no ambiente corporativo ao longo dos últimos anos. O sistema de saúde incorporou o termo preditivo em seu rol de atividades e passou a adotar ferramentas de IA, por exemplo, para ajudar a responder as questões acima.

Ao direcionar investimentos para cuidados preventivos de forma estratégica, redução de faltas, funcionários mais saudáveis e produtivos são os resultados que podem ser esperados. Há, ainda, o benefício de conseguir reajustes um pouco menores nos planos – que são definidos a partir do uso do serviço e do perfil dos funcionários.

Já para o indivíduo a prevenção é sempre uma coisa bem-vinda, já que traz a oportunidade de evitar problemas mais graves no futuro. Por outro lado, tal olhar ajuda no desempenho profissional uma vez que este cuidado implica em uma vida mais equilibrada.

Além disso, há uma percepção dos benefícios desta prevenção entre os indivíduos que se preocupam com o tema.

Seja qual for o caminho, é preciso que gestores e empreendedores busquem soluções diferentes e inovadoras. Existem uma infinidade de soluções capazes de ajudar a escolher a estratégia que traga o melhor benefício tanto para as empresas quanto para os colaboradores.


*Mauro Silva Junior é fundador da Truvio.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.