Alessandro Pasqualotto é reeleito presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia
O infectologista Alessandro Comarú Pasqualotto, chefe do serviço de Infectologia da Santa Casa de Porto Alegre, foi reeleito presidente da Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI). O resultado das eleições para a gestão 2024-2025 foi divulgado na terça-feira (31/10) e reconduziu o médico à liderança da entidade com 90% dos votos.
Com importantes contribuições tanto no âmbito técnico quanto no científico, a entidade representa os especialistas da área no Estado. Desde o início da pandemia de Covid-19, como destaca Pasqualotto, a especialidade ganhou visibilidade e passou a ser amplamente demandada, exigindo da Sociedade Gaúcha de Infectologia maior participação no debate público.
“Assumimos um maior protagonismo junto à sociedade, e empenhamo-nos em compartilhar conhecimentos científicos sólidos, em um contexto de muita incerteza e circulação de notícias falsas. Realizamos muitos eventos pelo interior do Estado, atualizando médicos sobre a relevância das doenças infecciosas. Fortalecemos nossas plataformas de comunicação, para melhor comunicarmos, e envolvemos neste trabalho médicos residentes e ligas acadêmicas. Seguimos comprometidos com temas envolvendo saúde pública, em articulação próxima com o setor público e demais sociedades médicas”, destacou Pasqualotto, que também é professor de infectologia na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).