José Marcelo de Oliveira assume presidência do Hospital Oswaldo Cruz

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz realizou ontem (01/06) a transição de comando da Instituição. O executivo José Marcelo de Oliveira assume a posição de diretor-presidente do Hospital no lugar de Paulo Vasconcellos Bastian, que deixa o posto por se aproximar dos 65 anos, idade limite para cargos executivos na organização.

José Marcelo de Oliveira atua há 25 anos na área da saúde. O executivo ocupou anteriormente o cargo de diretor geral do AC Camargo Cancer Center, onde atuava desde 2015, aportando seus conhecimentos em uma das principais instituições de oncologia do Brasil. Formado em medicina e com doutorado em Radiologia Clínica pela UNIFESP, além de MBA em Administração de Empresas pela FIA (Fundação Instituto de Administração), Jota, como é conhecido, conta também com uma vivência executiva em medicina diagnóstica, tendo atuado por 22 anos no Grupo Fleury em diversas posições executivas.

“Alinhados às melhores práticas de gestão e de governança, com foco na transparência e perenidade da Instituição, iniciamos no ano passado o processo sucessório do diretor-presidente, Paulo Bastian, que se aproxima da idade limite (65 anos) e deixará de atuar como executivo de nosso Hospital nos próximos meses” diz Weber Porto, presidente do Conselho Deliberativo do hospital.

Paulo Vasconcellos Bastian ingressou no Hospital em janeiro de 2006 e, desde então, atuou em diversas frentes estratégicas, tornando-se diretor-presidente ao final de 2013. Sob sua gestão, foi consolidado o planejamento estratégico 2015-2020 e o processo de expansão da Instituição nos seus três pilares de atuação: Saúde Privada, Inovação, Pesquisa e Educação e a Responsabilidade Social; além da criação do Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, braço que fortalece a atuação da Instituição com transparência no Sistema Único de Saúde.

Segundo o presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Weber Porto, o processo de transição já teve início e será conduzido pelo atual diretor-presidente Paulo Bastian. “Por meio da sua forte liderança, Bastian contribuiu decisivamente para a crescimento de nossa Instituição e para a construção de uma marca forte. Continuaremos com o seu apoio após essa transição, por meio do assessoramento ao Conselho Deliberativo e ao executivo principal”, afirma.

O presidente do Conselho complementa dizendo que a chegada de Jota será fundamental para a continuidade da expansão do Hospital. “Estamos seguros de que o Jota com a sua ampla experiência como executivo e como médico dará sequência ao processo de crescimento do Hospital e consolidação do nosso planejamento estratégico”, disse.