Projetos de educação, gestão e de novas terapias concorrem ao Prêmio SAÚDEINOVA
O Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica) e a ConTIC (Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação), com apoio da Telebrasil, promovem este ano o Prêmio SAÚDEINOVA. A proposta é valorizar projetos de extensão ou pesquisa relacionados ao setor, elaborados por professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Os vencedores serão anunciados durante o Painel Telebrasil 2024, que será realizado nos dias 05 e 06 de novembro.
Os projetos classificados para o SAÚDEINOVA foram desenvolvidos em Pernambuco, no Acre e no Rio Grande do Sul, e tratam de gestão hospitalar, ensino de disciplinas biológicas e novas estratégias para o tratamento de câncer. Durante o Painel Telebrasil, os professores e estudantes classificados terão a oportunidade de apresentar seus projetos para autoridades e lideranças empresariais dos setores de inovação e telecomunicações.
Além do SAÚDEINOVA, a parceria entre o Conif e a ConTic também premiará projetos e soluções voltados para gestão pública, com o prêmio GOV.INOVA, e o AGROINOVA, que reconhecerá projetos ligados ao agronegócio.
Conheça os projetos que concorrem ao prêmio SAÚDEINOVA
Monitoramento de ambientes hospitalares (IFPE)
O projeto propõe a criação de uma plataforma de monitoramento baseada em IoT (Internet das Coisas) e computação em nuvem para aprimorar as condições ambientais em centros hospitalares, buscando garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes através do monitoramento contínuo de fatores como temperatura, umidade e gases. Desta forma, é possível ter uma gestão mais eficiente e transparente, e como resultado, uma melhoria significativa na qualidade do atendimento médico, com mais segurança para pacientes e funcionários.
SSOBOX – Sua caixa de conhecimento educacional (IFAC)
Este projeto propõe a criação de uma nova forma de ensino das disciplinas de biologia, química e física, de forma transdisciplinar, utilizando atividades lúdicas. Desta forma, a construção de um kit educacional ajuda a aumentar o interesse dos alunos e os prepara para o mercado de trabalho. O material segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular e pretende não só ter impacto na rotina dos alunos, como também impacto tecnológico junto aos educadores, promovendo o desenvolvimento de novas competências em gestão de projetos educativos.
Rede Onconatura (IFRS)
Voltado para o desenvolvimento de estratégias não invasivas para o tratamento de câncer cervical e de mama, a proposta do projeto combina compostos naturais, com propriedades bioativas, antioxidantes, anticancerígenas e anti-inflamatórias, com tecnologias como ultrassom, para processar os compostos, e assim, disponibilizar produtos terapêuticos naturais para o combate ao câncer.