Prêmio Ricardo Boechat será entregue a destaques que atuam na prevenção do câncer

O Prêmio Ricardo Boechat, criado e promovido pela Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), com apoio da Oncologia Leforte, será entregue a personalidades e instituições que realizam importantes trabalhos na prevenção do câncer no País.

A cerimônia ocorrerá no próximo dia 05 de setembro, às 15h, durante o evento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), no WTC Events Center. Com apresentação da jornalista Veruska Boechat e participação especial de Eduardo Barão, jornalista da BandNews, a cerimônia contará ainda com o encerramento do coral de pacientes oncológicos do Leforte e um pocket show com o cantor Fábio Jr.

Os homenageados foram eleitos por uma comissão julgadora formada por membros da Sociedade Brasileira de Cancerologia (SBC), Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia, nas seguintes categorias:

– Médico: Dra. Angelita Gama, proctologista e professora
– Comunicação: Mauricio de Sousa, cartunista
– ONG de destaque: Instituto Oncoguia
– Instituição: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

O Prêmio Ricardo Boechat ganha envergadura com a adesão do conceituado designer e arquiteto, Ruy Ohtake, que desenhou a peça que será entregue aos premiados.

A iniciativa do prêmio é de Ricardo Antunes, presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e coordenador da área de Cirurgia Oncológica do Grupo Leforte. O oncologista vislumbrou, na realização do evento, a oportunidade de homenagear Boechat, que sempre defendeu a causa do câncer no País e era membro honorário da SBC.

“Nosso maior objetivo é reconhecer o trabalho realizado por médicos, comunicadores, gestores e instituições de saúde que contribuem, de forma pioneira, na disseminação de informações relevantes sobre o câncer, e fazem toda a diferença na luta pela diminuição dos altos índices da doença no Brasil”, destaca o médico. Para Antunes, somente campanhas educativas e de conscientização da população podem ajudar a reverter o quadro de progressão da doença no País.

Sobre os premiados:

Categoria Médico: a professora Angelita Gama criou, em parceria com diversas entidades, a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI), cujo principal objetivo tem sido conscientizar a população médica e leiga sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de intestino.

Categoria Comunicação: o cartunista Mauricio de Sousa, criador da “Turma da Mônica”, transitou pelo tema a partir da linguagem e do universo infantis. Lançou o DVD “Pele e o Sol”, da Turma da Mônica, com gibi do mesmo nome, para falar com crianças sobre prevenção ao câncer de pele infantil e de mama. Além disso, o Instituto Mauricio de Sousa, em parceria com a Associação Brasileira de Linfomas e Leucemia (Abrale), desenvolveu o Projeto Dodói, direcionado a crianças hospitalizadas com câncer, cujo tratamento passa por etapas muito prolongadas de internação. Os conceitos de linfoma, leucemia, transplante de medula óssea e suas fases de tratamento abordados de maneira lúdica, levando a criança a se expressar e a compreender suas necessidades, sejam elas físicas ou psicológicas, aproximando os profissionais e os familiares.

Categoria ONG: por meio de projetos e ações de informação de qualidade, educação em saúde, apoio e orientação ao paciente, defesa de direitos e advocacy, o Instituto Oncoguia cumpre seu propósito de ajudar o paciente com câncer a viver melhor. Sem fins lucrativos, foi fundado em 2009 por um grupo de profissionais de saúde e ex-pacientes com câncer, sob a liderança da psico-oncologista Luciana Holtz de C. Barros.

Categoria Instituição: órgão auxiliar do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) é responsável pelo desenvolvimento e coordenação de ações integradas em prevenção e controle do câncer no Brasil. Tem como objetivo principal exercer seu papel como Centro Integrado (de referência nacional e internacional) em promoção, cuidado, ensino e pesquisa na área oncológica, além de elaborar políticas públicas voltadas ao controle do câncer.


Serviço
1º Prêmio Ricardo Boechat de Prevenção e Combate ao Câncer no Brasil
Data: 05 de setembro de 2019
Horário: das 15h às 16h30
Local: 6º Congresso Todos Junto contra o Câncer (TJCC), Sala Teatro – WTC Events Center
Av. das Nações Unidas, 12.551 – Brooklin Novo, São Paulo