Grupo Fleury anuncia vencedores do Prêmio de Inovação 2024
As iniciativas finalistas da 10ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF), que reconhece projetos de inovação no setor de Saúde, foram avaliadas pelas ações realizadas em 2023 e 2024. Os artigos submetidos foram julgados por uma banca avaliadora sob os critérios de inovação, aplicabilidade da solução e aderência às práticas de sustentabilidade ESG. Foram quatro categorias desenvolvidas para pesquisadores e empreendedores do setor de saúde: Alianças de Impacto, Mentes Inovadoras, Visão Transformadora e Projetos que Ampliam.
A categoria Alianças de Impacto avaliou organizações externas, como startups, universidades e hospitais, que se destacaram por suas iniciativas inovadoras e contribuíram com impacto significativo para o Grupo Fleury. Os vencedores foram: Neomed, pela implantação de solução de laudos em cloud para exames de métodos gráficos de cardiologia; Huna, por um projeto de pesquisa e codesenvolvimento de ferramenta de estratificação de risco de câncer de colo de útero a partir de analitos sanguíneos; VUUPT, com o projeto de integração da ferramenta de rastreio de amostras para clientes Lab-to-Lab; e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo desenvolvimento de projetos de pesquisa em parceria como Grupo Fleury.
Em Mentes Inovadoras, a categoria reconheceu colaboradores e médicos do Grupo Fleury que participaram ativamente em projetos acompanhados pelo time de inovação aberta. Os premiados foram: Daniele Clive, consultora de Práticas Assistenciais e Segurança do Paciente (PASP); Fernanda Araújo Mesquita, gerente de Produtos; Marina Batista, product owner; Michele da Silva Santos, enfermeira; Tatiana Tucunduva, radiologista; e Wildcledson da Rocha Santos, gerente de negócios da regional da Bahia.
Já a categoria Visão Transformadora premiou projetos de pesquisa regularizados que geraram produto implantado ou artigo publicado. Foram premiados o estudo sobre Encefalites Autoimunes, que trata do desenvolvimento de plataformas metodológicas inovadoras e avaliação de gatilhos virais; e o Global Liver Assessment (GLA), que faz a proposição e análise do valor diagnóstico de um novo produto para avaliação radiológica laboratorial integrada e não-invasiva das hepatopatias crônicas difusas a partir de um protocolo de imagem por ressonância magnética multiparamétrica do fígado.
E, por fim, a categoria Projetos que Ampliam reconheceu projetos realizados por equipes internas do Grupo Fleury que tiveram resultados alinhados aos pilares estratégicos de inovação (eficiência, experiência do paciente e novas receitas). Os projetos vencedores foram ampliação da matriz fotovoltaica; inovação sustentável no diagnóstico clínico: eficiência transformadora com a tecnologia LDTD; e execução simultânea de exames de ultrassonografia Labs a+ (RJ).
O evento também contou com palestra de Eco Moliterno, diretor de Criação da Accenture Song para América Latina, sobre “IA Generativa: Oportunidades e Tendências”, que rendeu uma roda de conversa com o executivo junto com Patrick Soares, estrategista de Tecnologia da Microsoft; Robert Duque-Ribeiro, líder global da prática Estratégia de Dados e Inteligência Artificial da Accenture; e Daniella Bahia, diretora Médica do Grupo Fleury.