Point of Care auxilia profissionais em diagnóstico rápido e preciso
Um diagnóstico precoce adequado e acessível pode fazer uma grande diferença para a saúde das pessoas. No Brasil, uma das ferramentas que desponta como alternativa é o Point of Care (POC). Popularmente conhecido como ultrassom à beira leito, o POC é um teste médico realizado nas emergências ou nas UTIs, pelo médico plantonista, de forma simples mas muito eficiente.
“O uso de dispositivos móveis no ponto de atendimento é um fator essencial para melhorar a qualidade, a acessibilidade e a segurança dos cuidados, além de aumentar a relação custo x benefício”, aponta o médico e sócio fundador da EME Doctors, empresa especializada em formações na área médica, Dr. Gustavo Deboni. Ele ainda explica que a implementação do POC é útil para os cuidados de saúde baseados no valor, onde há necessidade de um diagnóstico mais conveniente, monitorização precisa, detecção precoce e prevenção de complicações. Por exemplo, após uma PCR (parada cardio respiratória), o método pode trazer informações fundamentais para aumentar a chance de sobrevivência do paciente. Tudo de maneira rápida, sem necessidade de aparelhos de alto custo, com eficiência e segurança.
Com a utilização do Point of Care, não é necessário tirar o paciente do leito do hospital para a realização de exames como a tomografia ou a ressonância magnética, por exemplo. “A técnica auxilia no diagnóstico à beira leito, para tomarmos condutas mais rápidas, com baixo custo, além de permitir que realizemos procedimentos com maior segurança e menor taxa de eventos adversos associados à assistência médica”, destaca Deboni.
Para auxiliar estes profissionais da saúde a se familiarizarem com o Point of Care, a EME Doctors promove, no dia 2 de novembro, uma “Imersão em Ultrassom Point of Care”, no ITC da Univavan, em Balneário Camboriú, com atividades práticas no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen. O curso promove imersão em Ultrassom Point of Care, direcionados aos médicos que tenham interesse na área. O curso conta com aulas práticas em pacientes graves, possibilitando não só examinar pacientes normais, porém as mais variadas alterações, conforme o quadro clínico.
O público-alvo são médicos intensivistas, emergencista, anestesistas, clínicos e cirurgiões, assim como acadêmicos e residentes que desejam manejar essa importante ferramenta com pacientes graves. No curso, serão tratados temas como operação básica do aparelho de ultrassom, ecocardiograma, US Pulmonar, E-Fast, entre outros.
O corpo docente é formado pelos médicos:
Dr. Mario H. Dutra
• Médico especialista em Clínica Médica.
• Especialista em Terapia Intensiva pela AMIB.
• MBA Executivo em saúde pela FGV.
• Coordenador Técnico do Curso de Ecocardiograma e Ultrassom Point-of-Care pela Imedgroup-SP
Dr. Ricardo Tjeng
• Médico diarista da UTI do Hospital Alvorada Moema – SP
• Coordenador Executivo do Laboratório de Competências da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Beira Interior – Portugal
Dra. Rebeca Klarosky
• Médica plantonista da UTI do Hospital Alvorada Moema.
• Especialista em Clínica Médica e residente de Medicina Intensiva do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual – IAMSPE-SP
Professor convidado: Dr. Alexandre Lemos
• Médico Radiologista do Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen – Itajaí – SC • Mestre em Medicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte – MG.
• Especialista nível 4 em Ressonância Magnética pelo Hospital Madre Tereza em Belo Horizonte – MG
• Titular do Colégio Brasileiro de Radiologia.