Startup PGS Medical recebe Selo GovTech

A primeira startup público-privada do Brasil, PGS Medical, recebeu o Selo GovTech, do BrazilLAB, que certifica startups aptas a trabalharem e venderem seus serviços para diferentes órgãos do governo. As GovTechs, como são chamadas, formam uma rede de empreendedores que possuem soluções tecnológicas para os desafios enfrentados na esfera pública.

A PGS Medical é responsável pelo desenvolvimento de uma plataforma de gestão de atendimento para o Sistema Público de Saúde (SUS). Por meio da implantação de um Centro Altamente Resolutivo (CAR) nas unidades de saúde e do uso do software, os pacientes portadores de doenças crônicas passam a receber um atendimento personalizado e acompanhamento periódico.

Com isso, o número de atendimentos presenciais destes pacientes nas unidades de saúde pública de Penedo (AL), cidade que recebeu o projeto piloto, caiu 90% e o número de internações teve redução de 66%. A queda no custo por paciente atendido também teve redução de 80%.

“Nossa intenção é estender o atendimento para um número maior de pacientes. Já a economia gerada aos cofres públicos, será aplicada na atenção básica”, ressalta Marcius Betrão, prefeito de Penedo.