Rede Ebserh realiza Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS 2024
Os hospitais universitários federais vinculados à rede gerida pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizarão, por meio de suas ouvidorias, a Pesquisa Nacional de Satisfação dos Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que utilizam os serviços oferecidos pela estatal. A pesquisa será aplicada em nível nacional, com coleta de informações durante todo o ano de 2024, inclusive no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC).
A pesquisa objetiva consolidar aspectos positivos ligados à satisfação dos usuários e identificar, além de analisar, os pontos de melhoria. A pesquisa é um instrumento com o qual o cidadão pode influir diretamente na forma como os serviços são conduzidos e expressar a forma como deseja ser atendido.
“Além de atender a uma exigência legal, a realização da Pesquisa de Satisfação dos Usuários SUS traz muitos benefícios. A Ebserh tem como propósito ‘Saúde, ensino, pesquisa e inovação, a serviço da vida e do SUS’. Como consequência desse propósito, a oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade de forma gratuita para a população torna-se um ponto central. Por isso mesmo, ouvir o usuário SUS nesse cenário é fundamental”, explica o ouvidor-geral da Rede Ebserh, Diego Rezende.
O atual questionário foi criado de forma transversal, envolvendo os ouvidores locais dentro dos hospitais universitários, além de áreas estratégicas dentro das Diretorias de Administração e Infraestrutura, de Atenção à Saúde, e de Tecnologia da Informação.
Os resultados serão divulgados no primeiro trimestre de 2025 e auxiliarão os gestores a propor melhorias com foco na experiência do usuário e servirão, por exemplo, para analisar a qualidade de serviços terceirizados como limpeza e refeição, além do atendimento prestado pelos profissionais.
Como participar
Os usuários disporão de diversas formas de participação: formulário eletrônico disponível em cartazes por meio de QR Code; contato telefônico feito por profissionais do hospital; formulários físicos disponibilizados em áreas específicas dos hospitais; Aplicação direta por meio de profissionais do hospital. Segundo Rezende, essa diversificação nas formas de contato e a extensão do prazo de coleta por todo o ano tem o objetivo de captar mais participantes na pesquisa.