Pequeno Príncipe inicia serviço de telemedicina na área de pediatria
O Pequeno Príncipe, maior hospital exclusivamente pediátrico do país, está levando sua experiência centenária para o atendimento infantojuvenil da população de Iguape, cidade paulista do Vale do Ribeira. A instituição começou neste mês a prestar serviço de telemedicina na área de pediatria. O contrato assinado com a prefeitura do município prevê 186 consultas médicas no total, o equivalente a oito consultas por semana, ao longo de um período de seis meses, em pediatria geral, via teleconsulta ou via teleatendimento, voltadas especialmente à faixa etária entre 0 e 5 anos.
As consultas a distância são realizadas por meio da interação entre a criança e seu responsável, a equipe de médicos do Pequeno Príncipe e a equipe de saúde de Iguape. Para receber o atendimento remoto, as famílias precisam ir até a unidade de saúde do município, onde haverá suporte e acompanhamento de um profissional de saúde.
As teleconsultas contam com um dispositivo que possui a capacidade de realizar segmentos do exame físico, de modo remoto, simultaneamente ou não, a partir de qualquer lugar, bastando apenas ter um sinal de internet. Além de serem transmitidos em tempo real, os resultados ficam arquivados em uma plataforma digital, à qual o médico tem acesso e pode analisar os dados para chegar a um diagnóstico mais preciso e então prescrever o tratamento. A tecnologia permite medir a temperatura e aferir a frequência cardíaca do paciente, fazer ausculta do coração, pulmões e região abdominal. Além disso, gera imagens com precisão e alta qualidade da garganta, do ouvido e da pele.
O aparelho foi trazido ao Brasil pela startup Tuinda Care, que é acelerada pelos hospitais pediátricos Pequeno Príncipe e Sabará, de São Paulo. “O projeto com a Prefeitura de Iguape traz a oportunidade de acesso à medicina pediátrica de alta qualidade técnica para as crianças desta importante cidade do litoral sul de São Paulo. A telemedicina, com uso de aparelhos junto ao paciente e, na outra ponta, nossos médicos com sua experiência, permite que nossa expertise vá a qualquer lugar. Por meio desse sistema de teleatendimento também integramos os profissionais de saúde envolvidos a uma rede de assistência a nossas crianças”, ressaltou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
A equipe do Serviço de Telessaúde do Pequeno Príncipe foi responsável pelo treinamento dos profissionais de saúde de Iguape que participam das consultas virtuais. O Hospital também realizou os ajustes técnicos dos aparelhos que estão sendo utilizados nos pacientes e continuará oferecendo suporte aos funcionários do município, com retornos e avaliações do programa. “A telemedicina é um método de prestação de serviços médicos feita com o uso de tecnologias interativas. Por meio de um dispositivo de áudio e vídeo, o profissional de saúde que está na ponta pode trocar informações com o especialista, garantindo um atendimento de qualidade”, explicou a coordenadora do Serviço, a médica Rafaela Wagner.