Pequeno Príncipe é o melhor do mundo em Resiliência Climática
O Hospital Pequeno Príncipe foi reconhecido como melhor do mundo em Resiliência Climática por suas ações de preparação para o enfrentamento dos eventos climáticos extremos e das mudanças nos padrões de doenças. A instituição foi ouro nesta categoria do prêmio global Health Care Climate Challenge 2024.
Concedida pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis (GGHH), a premiação reconhece as instituições de todo o mundo que relatam, avançam e se destacam em seus esforços de ação climática por meio da participação no Desafio a Saúde pelo Clima em três pilares essenciais: liderança, resiliência e mitigação.
Entre os projetos que contribuíram para essa conquista estão iniciativas de reciclagem, reaproveitamento dos tecidos e confecção de produtos upcycling, reciclagem de eletroeletrônicos, captação de água da chuva, utilização de energias renováveis na instalação, monitoramento do consumo de gases anestésicos, gerenciamento dos indicadores de saúde ambiental, projetos de eficiência energética, elaboração do inventário de gases do efeito estufa e gestão do projeto de compensação e redução das emissões de GEE, entre outros.
O reconhecimento internacional consolida o Pequeno Príncipe no cenário global como referência em ações climática na assistência à saúde com soluções inovadoras e eficazes para mitigar a pegada climática dos cuidados no setor e aumentar sua resiliência. A premiação de 2024 vem seguida de outras três: Ouro em Liderança Climática (2023); Prata em Eficiência Energética (2021) e em Resiliência Climática (2022).
“Essa premiação é um reflexo do trabalho de todos os setores do Hospital Pequeno Príncipe que se dedicam diariamente a promover um futuro sustentável e saudável e também um incentivo para que outras instituições de saúde adotem práticas que visem a resiliência climática e contribuíam para um futuro mais sustentável de nossas crianças e adolescentes em todo mundo”, celebrou o diretor-corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.
O prêmio foi entregue durante o Seminário Hospitais Saudáveis, realizado em outubro, no Rio de Janeiro. A iniciativa proporciona um espaço de aprendizado e troca de conhecimento entre instituições de saúde, promovendo práticas sustentáveis que visam construir um futuro mais responsável e saudável para todos.
Nesta edição, as palestras destacaram a necessidade de desenvolver estratégias de conscientização sobre as emergências climáticas e a importância da conscientização tanto por parte das lideranças governamentais quanto da população.
Desafio a Saúde pelo Clima
O Desafio a Saúde pelo Clima reúne organizações de saúde ao redor do mundo comprometidas em tornarem-se mais resilientes e reduzirem progressivamente suas emissões para cuidar da saúde das pessoas e do planeta. Todos os anos, os participantes enviam seus dados de emissões de gases de efeito estufa, bem como dados relacionados às suas iniciativas de resiliência e liderança do ano anterior para demonstrar seu progresso em relação aos objetivos que estabeleceram. Ao fazer parte do programa, as instituições promovem uma assistência à saúde que protege o clima.