Instituto PENSI lança livro sobre luto e cuidados paliativos em pediatria
A experiência de enfrentar a morte de uma criança é uma situação delicada e complexa não só para as famílias, mas também para a equipe que acompanha o caso. De olho nisso, o Instituto PENSI – da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, a qual faz parte também o Sabará Hospital Infantil – em parceria com a Editora Manole, lança o livro Luto em Pediatria – Reflexões da Equipe Multidisciplinar do Sabará Hospital Infantil.
A obra aborda diversas questões sobre o assunto, tais como: cuidados paliativos, casos práticos, experiências de famílias que passaram pelo luto, e o papel do Child Life Specialist, um profissional apto a incluir e apoiar familiares e crianças durante o período hospitalar.
O livro surgiu a partir de um simpósio realizado em parceria com o setor de Psicologia do Sabará Hospital Infantil e equipe multiprofissional sobre o significado de morte e do luto no contexto infantil. O conteúdo do encontro, que contou com troca de experiências entre profissionais e famílias, foi convertido em textos que deram origem ao Luto em Pediatria.
A organização do conteúdo que compõe a obra foi realizada por Gláucia Faria da Silva, coordenadora do setor de Psicologia Hospitalar e Andreia Mutarelli da equipe do Child Life do Sabará Hospital Infantil.
O Luto em Pediatria é apenas um dos desdobramentos da mudança cultural implementada no Hospital. Outro avanço importante foi a criação do Grupo de Cuidados Paliativos e do Child Life Specialist, profissional da equipe multidisciplinar de saúde, muito comum nos hospitais pediátricos estadunidenses, e que o Sabará está implementando pioneiramente no Brasil.
“Queremos compartilhar essa experiência e saberes fundamentados em pesquisas científicas com outros profissionais de saúde e assim, cumprir com a missão do Instituto PENSI que é o de levar conhecimento e educação em saúde na infância e adolescência para uma sociedade melhor”, destaca Dr. José Luiz Egydio Setúbal, presidente da Fundação que leva o seu nome.