O papel das startups na adoção de soluções digitais na prática clínica

Por Bruno Trindade

Temos falado bastante no papel da tecnologia e das ações para auxiliar profissionais e instituições de saúde no Brasil. A cada dia, novas ideias e novas ferramentas surgem, através de startups e healthtechs, complementando funções ou solucionando demandas que há tempos não eram resolvidas.

Prova disso é que de acordo com pesquisa da Liga Ventures em parceria com a PwC Brasil, o número de healthtechs no Brasil cresceu cerca de 16% entre 2019 e 2022, muito impulsionadas pela pandemia da Covid-19, é verdade.

Atualmente, segundo o Healthtech Report da Distrito, as startups que oferecem soluções focadas na otimização da gestão de clínicas, hospitais e laboratórios representam 28,44% das empresas de tecnologia dedicadas à saúde.

Mas além do crescimento por si só do número de empresas do ramo, também crescem as ofertas de soluções e de mais ferramentas para a prática clínica, somando o fator da variedade à inovação.

Hoje as startups de redes de clínicas, por exemplo, representam 3,72% do quadro geral das healthtechs, sendo 2,01% voltadas para clínicas especializadas e 1,71% para clínicas populares, segundo o mesmo report da Distrito.

Se hoje temos um cenário de transformação digital, há tempos não era assim. E ainda bem que tudo avançou. Atualmente, o médico/consultório pode ter à disposição diversas ferramentas que otimizem a gestão financeira, compilem as demandas burocráticas e ainda preservem o histórico do paciente.

O que antes era ficha em papel, hoje se transforma em um cenário mais completo, acessível e continuado, com a informação do paciente transitando através do digital e até da nuvem, estando disponível na palma da mão do médico.

Isso sem falarmos dos aplicativos de monitoramento de saúde, que trazem o paciente mais engajado com gadgets que medem batimentos cardíacos, que contam com oxímetros e reúnem dados que constroem um cenário ainda mais amplo para quem analisa.

Essas ferramentas chegam para somar à prática clínica, assim como a telemedicina aproximou pacientes e profissionais durante a pandemia e após.

É necessário, inclusive, fomentar ainda mais esse cenário para que as ofertas de healthtechs e a exploração de mais campos da medicina. Os negócios de nicho têm crescido, e mantendo a função e o objetivo, quanto mais especializado melhor.

Temos visto os esforços de empresas e parceiros na conexão e incentivo a essas startups, para que o ecossistema seja ainda mais sólido e ao mesmo tempo inovador, e esse caminho ainda deverá seguir nos próximos anos.

Por mais que ainda existam receios com o quanto os apps, softwares e chats generativos podem ocupar as tarefas humanas, o verdadeiro caminho da tecnologia está no auxílio nas tarefas mais burocráticas, deixando o profissional à vontade pra o que mais importa: o atendimento e o foco no paciente.


*Bruno Trindade é Diretor Executivo da Healthcare Alliance.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.