Hospital Oswaldo Cruz lança livro sobre a relação de cuidado com o paciente
A atuação eficiente e de alto padrão da equipe assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz motivou a criação de um Modelo Assistencial próprio, que coloca o paciente e o familiar no centro do cuidado, estimulando o estabelecimento de vínculos entre os profissionais da saúde com o paciente, em consonância com as melhores práticas de humanização. Com o objetivo de compartilhar experiências com outras instituições, setores da saúde e o público em geral, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz lança o livro “O Que Aprendi Cuidando de Você”.
O livro é um relato sobre a trajetória e os desafios da equipe assistencial do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, reconhecida como uma das melhores do Brasil. Escrito de forma colaborativa, a publicação tem como objetivo a provocação para repensar o que é empatia e como exercê-la diante do complexo universo da saúde. O que fazer para criar um ambiente para preparar quem cuida para seguir com rigor os protocolos assistenciais sem perder a sensibilidade de perceber o outro integralmente?
Coordenado pela Diretora-Executiva Assistencial do hospital, Fátima Silvana Furtado Gerolin, o livro compartilha experiências sobre como preparar um ambiente em que o paciente e seu familiar estejam no centro do cuidado, uma das premissas do Modelo Assistencial da Instituição. “Essas são apenas algumas questões expostas nessa leitura, que evidência não apenas o poder transformador da convivência entre profissionais e pacientes, mas proporciona um aprendizado único sobre a vida”.
As decisões tomadas para o cuidado do paciente são baseadas nas melhores evidências científicas e levam em consideração sua história de vida e suas necessidades. “A educação para o autocuidado também é uma das premissas fundamentais do Modelo Assistencial Hospital Alemão Oswaldo Cruz, totalmente implementado nos centros de especialidades, áreas e unidades da Instituição”, conclui.