7 a cada 10 brasileiros em tratamento oncológico sofrem com sintomas dermatológicos

Uma pesquisa recente realizada pela plataforma digital Cecí, criada pela startup We Cancer em parceria com a La Roche-Posay, marca de dermocosméticos do Grupo L’Oréal no Brasil, exibiu dados alarmantes: 71,6% dos pacientes percebem sintomas dermatológicos durante o tratamento oncológico. Destes, 77,4% não são encaminhados para um dermatologista. Os dados revelam ainda que entre os 22,6% que conseguem atendimento com um especialista, apenas 31,5% realizam o tratamento de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O Brasil possui cerca de 12.000 dermatologistas registrados, o que equivale a apenas 1 especialista para cada 17.500 habitantes, uma referência bem abaixo da recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera 1 dermatologista para cada 10.000 habitantes. Essa escassez é ainda mais acentuada em áreas rurais e nas regiões Norte e Nordeste, onde o acesso a cuidados dermatológicos é extremamente limitado. Anualmente, cerca de 1,5 milhão de mortes por câncer poderiam ter sido evitadas com as medidas estabelecidas pela OMS.

Impacto do câncer na pele dos pacientes

Os efeitos colaterais do câncer na pele dos pacientes vão desde ressecamento severo, sensibilidade extrema, descamação e feridas, comprometendo sua qualidade de vida e bem-estar. Alguns tratamentos, dependendo do tipo, tornam a pele ainda mais sensível e frágil.

Pensando nisso, a La Roche-Posay, marca do Grupo L’Oréal no Brasil iniciou, em 2012, um grupo de trabalho composto por dermatologistas e um oncologista especializados no tratamento do câncer e nas questões dermatológicas a ele associadas – o European SKIn Management in Oncology (ESKIMO). Após revisar dados científicos atualizados, o grupo se baseou em sua experiência clínica para desenvolver recomendações sobre como manejar toxicidades cutâneas com soluções dermocosméticas adequadas e, assim, melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Hoje, a marca é especialista em produtos inovadores e em linhas formuladas para minimizar os impactos das terapias oncológicas na pele, proporcionando alívio e devolvendo a confiança e conforto a quem enfrenta a jornada do câncer.

A empresa também criou a plataforma desenvolvida para fornecer informações e treinamentos completos, tanto para pacientes quanto para cuidadores. O conteúdo da plataforma permeia áreas essenciais para o bem-estar dos pacientes no período de tratamento, incluindo saúde mental e emocional, cuidados específicos com a pele e cabelo, nutrição adequada, recomendações alimentares, alívio de dores e gerenciamento de outros efeitos colaterais das terapias contra o câncer. Além disso, conta com materiais educativos, vídeos explicativos e depoimentos de especialistas e pacientes, proporcionando suporte acessível e humanizado a quem enfrenta essa jornada.

As instituições também mantêm uma parceria para oferecer atendimento online gratuito de enfermagem e suporte em saúde mental a pacientes com câncer em todo o Brasil. Além disso, a iniciativa inclui o envio de conteúdos informativos e a realização de rodas de conversa entre pacientes e especialistas, promovendo acolhimento e troca de conhecimento. Ao longo da parceria já foram impactados mais de 2000 pacientes, que após serem incluídos na jornada de cuidado tiveram melhoria de percepção sobre qualidade de vida, segurança psicológica e confiança no tratamento.

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