Projeto social treinará até 300 mil agentes comunitários do SUS
O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e a Lacon, do Grupo Laços, lançaram um aplicativo para treinamento sobre cuidado oncológico em casa para até 300 mil agentes comunitários de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Brasil. A ação social, denominada “Jornada dos agentes comunitários de saúde – Cuidado oncológico em casa”, utilizará somente recursos da iniciativa privada. O projeto conta com patrocínio da Laços Saúde, da farmacêutica Astellas e do Oncoguia, ONG que apoia pacientes com câncer.
O acesso à plataforma online é feito por meio do aplicativo Con.te e visa oferecer aos agentes comunitários treinamento que os prepara para orientar o paciente sobre os cuidados oncológicos em domicílio. Além de contribuir para propiciar mais autonomia e bem-estar ao paciente, essa iniciativa visa aumentar a adesão ao tratamento oncológico, prevenir internações desnecessárias, ajudar na prevenção de efeitos colaterais e apoiar no cuidado paliativo, o que contribui para um atendimento mais humanizado.
Para o presidente do Conasems, Wilames Freire, facilitar o acesso dos profissionais de saúde a mais conhecimento é uma forma de fortalecer o próprio sistema de saúde pública do país. “Nós trabalhamos todos os dias para que o SUS ofereça serviços cada vez melhores e mais condizentes com a realidade de cada brasileiro. E propiciar a capacitação dos profissionais de saúde que atuam junto aos usuários possibilita trazer mais dignidade e qualidade de vida não apenas para um indivíduo, mas também para a família e toda a comunidade que o cerca”.
De acordo com Martha Oliveira, CEO do Grupo Laços, “apoiar a saúde pública tem um impacto direto na vida de milhões de pessoas, em todas as regiões do Brasil”. O tratamento oncológico, diz ela, “é sempre um momento muito difícil, por isso a importância de orientar os agentes de saúde para promover o autocuidado junto aos pacientes, essencial para manutenção da qualidade de vida e do bem-estar de cada um, e realizar o atendimento à população no conforto de suas casas”. Isso contribui, salienta ainda, para evitar hospitalizações desnecessárias.
O treinamento, dividido em seis módulos, é feito em 40 aulas de curta duração, de até 8 minutos cada, que podem ser realizadas online em qualquer horário e local. O conteúdo proporciona o conhecimento sobre cuidados básicos durante o tratamento oncológico, as estratégias de mitigação de impacto físico e emocional, o reconhecimento da necessidade do ambiente domiciliar para o paciente em tratamento e da necessidade de cuidados emocionais, entre outros temas.
Por meio do aplicativo, além de assistir às aulas online, é possível acessar o fórum de dúvidas, interagir com outros agentes comunitários e avaliar o conteúdo, entre outras funcionalidades.