Moinhos de Vento debate influência da genética no câncer
Para falar sobre a importância das pesquisas de testes genéticos, do diagnóstico imediato de doenças como o câncer e das dificuldades no acesso a essas avaliações, o Hospital Moinhos de Vento promove um encontro na próxima quinta-feira (12). A atividade terá como foco a oncogenética no câncer de mama e de ovário, que em boa parte dos casos está diretamente ligado a alterações nos genes BRCA — detectáveis antecipadamente por testes genéticos.
“As mulheres com essa mutação têm 40% de chances de ter um tumor no ovário”, ressalta a oncologista Alessandra Morelle, do Moinhos de Vento, que destaca ainda um risco aumentado quando há histórico da doença na família. No evento, ela apresentará casos de pacientes em que a testagem teve impacto no tratamento do câncer ovariano.
Na mesma linha, a oncologista Daniela Rosa falará sobre o câncer de mama. A especialista destaca os benefícios trazidos pela evolução da medicina personalizada e o maior conhecimento das vias moleculares responsáveis pela formação dos tumores malignos: “com isso, os testes oncogenéticos realizados no tumor também auxiliam na escolha de tratamentos dirigidos e personalizados”.
Importância do acesso
O encontro contará ainda com palestra da chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos, Maira Caleffi, que discutirá as possibilidades para ampliar o acesso dessa avaliação aos pacientes. O geneticista Gabriel Macedo abordará outras questões sobre a testagem genética. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.
“Queremos debater com a comunidade não somente a importância desse diagnóstico, mas também formas da população ter acesso a ele. É um serviço ainda pouco disseminado no país”, diz Alessandra. Ela reforça que o Hospital Moinhos de Vento dispõe de médicos geneticistas em seu corpo clínico, possibilitando às pacientes e seus familiares maior conhecimento sobre o tema, além de encaminhamento para a avaliação.