Oncoclínicas&Co é a primeira em serviços de saúde a ser acreditada em rede corporativa
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) acaba de acreditar a primeira empresa em Rede Corporativa no Brasil: Oncoclínicas&Co, nível excelência. O novo modelo de acreditação em Rede Corporativa foi desenvolvido para atender às transformações no cenário da saúde suplementar e pública, com foco na qualidade assistencial, governança integrada e melhoria contínua em organizações sob estrutura corporativa.
“A acreditação em Rede Corporativa representa uma virada na forma de reconhecer organizações que atuam de maneira sistêmica, com foco no paciente e na sustentabilidade. É uma resposta técnica e ética aos desafios da saúde contemporânea”, ressalta Fábio Leite Gastal, presidente da ONA.
Segundo o presidente, este novo modelo é direcionado a redes que atuam com governança unificada, com diretrizes estratégicas, padronização de processos, análises de dados e monitoramento de desempenho centralizado, mantendo a identidade e a especificidade das unidades que compõem a rede. “Mais do que uma evolução metodológica, esse modelo valoriza a inteligência coletiva e a maturidade institucional. Permite avaliar redes com alto nível de padronização e compromisso com a segurança, sem renunciar à singularidade de cada unidade”.
Durante alguns meses, a Oncoclínicas, a ONA e a Fundação Vanzolini trabalharam ininterruptamente para alcançar este êxito.
Denise Viana, gerente de qualidade corporativa da Oncoclínicas&Co, enfatiza a importância do engajamento dos times para a obtenção desse resultado. “Mais de 120 processos institucionais foram revisitados e melhorados ao longo dessa jornada, o que exigiu um olhar amplo e colaborativo sobre toda a nossa estrutura”. Claudia Toledo, gerente executiva assistencial da Oncoclínicas&Co acrescenta: “Ser a primeira instituição de saúde a conquistar essa acreditação inédita da ONA é um reconhecimento à consistência do nosso trabalho em prol da eficiência e da consolidação de uma cultura de segurança do paciente em todas as nossas unidades.”
Para Mariana Laloni, diretora técnica médica da Oncoclínicas&Co, a acreditação chancela uma jornada já em curso na companhia. “Esse reconhecimento demonstra que nossa excelência vai além do cuidado clínico individual: ela está presente na forma como estruturamos a jornada do paciente, integramos nossas equipes multiprofissionais e garantimos consistência nos processos em todas as frentes, incluindo as áreas de apoio. Isso significa mais segurança para o paciente e mais clareza para os profissionais que cuidam dele.”
“Trata-se de uma iniciativa especialmente relevante diante do cenário atual de consolidação do setor de Saúde, marcado pela formação de grandes redes, fusões e aquisições, que exigem novos referenciais para avaliação da maturidade do sistema de gestão institucional e da integração dos cuidados em escala. Dentro desse contexto, o modelo também se mostra financeiramente mais viável, ao tornar o processo de certificação mais acessível por meio do ganho em escala, considerando que a avaliação isolada de cada unidade implicaria custos mais elevados”, conclui Fernando Tobal Berssaneti, Executivo Sênior da Fundação Carlos Alberto Vanzolini.