ISAC conquista ONA 1 para UPA Benedito Bentes
O ISAC – Instituto Saúde e Cidadania conquistou para a UPA Benedito Bentes o selo ONA 1 – Acreditado. O resultado da avaliação para a certificação foi homologado pela ONA – Organização Nacional de Acreditação. Com isso, a UPA se torna a quinta unidade de urgência e emergência do País que atualmente possui o nível 1 da acreditação e a única de Alagoas.
Esta é a segunda unidade gerenciada pelo ISAC no Estado que tem sua qualidade assistencial reconhecida pela ONA. A primeira foi a UPA Trapiche da Barra, que possui o selo ONA 2 – Acreditado Pleno. Ambas são custeadas pela Prefeitura de Maceió e estão vinculadas ao SUS.
Para Evane Corbacho, presidente do ISAC, a conquista do selo é resultado de um trabalho diário baseado na ética, integridade, segurança do paciente, respeito às pessoas, qualidade e humanização do atendimento. “Nós estamos muito satisfeitos com essa conquista, o que nos motiva ainda mais a alcançarmos a acreditação em excelência nível 2 ou até o nível 3. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente, qualidade e humanização do atendimento”.
Célia Fernandes, secretária municipal de Saúde de Maceió, também celebrou a conquista. “A certificação da ONA representa o reconhecimento à qualidade do trabalho desempenhado na UPA. Receber a certificação neste momento de atenção máxima aos serviços públicos de saúde valida também a segurança da assistência que é prestada por esta unidade. A UPA está de portas abertas à comunidade do Benedito Bentes e região, prestando atendimento 24 horas. Essa conquista reconhece o esforço da Prefeitura de Maceió, em nome do prefeito JHC, para assegurar dignidade e assistência humanizada aos maceioenses”, ressalta a secretária.
Trajetória
A preparação para a certificação durou pouco mais de dois anos. Desde 2019, a UPA Benedito Bentes vem implantando diversas ações em prol da cultura da segurança do paciente. O processo foi conduzido pela Vital Gestão, empresa de apoio técnico que responde pela área.
Uma das estratégias utilizadas nesse percurso é a UPA Day, um encontro diário entre as equipes, com duração máxima de dez minutos. Durante as reuniões, os participantes pontuam falhas ocorridas no dia anterior e propõem medidas práticas que contribuirão para melhoria da assistência.
Douglas Teixeira, diretor-geral da unidade, afirma que essa cultura organizacional faz parte do Jeito ISAC e é justamente este um dos diferenciais que levaram à conquista.
“A nossa cultura organizacional consiste na ideia de que todos os colaboradores devem interagir e entender o que a unidade faz e de que a acolhida do usuário é responsabilidade de todos. Tudo isso é desenhado no nosso planejamento estratégico e no mapeamento de riscos. Quando há alguma falha no processo, fazemos a análise crítica e propomos ações corretivas com a participação de todos”, comenta o gestor.
Ele complementa: “Quando a gente busca a excelência na assistência à saúde, todos ganham. Além de a população receber atendimento de qualidade, seguro e humanizado, os colaboradores têm a vida transformada a partir do reconhecimento da qualidade do nosso cuidado”.
Segundo Vinicius Menezes, gestor de Assistência e Qualidade do ISAC, essa jornada é contínua. “O processo de acreditação não é o fim, é o meio. A nossa jornada é trazer a alta gestão, alinhar processos, mostrar o que a gente faz e reconhecer os desafios para planejar, executar e chegar onde se quer”, conclui.