Paciente 5.0: o que credencia um serviço moderno de saúde?
Por Marcelo Casado
Autonomia e informação são duas das principais características do paciente 5.0, um perfil diretamente associado à familiaridade tecnológica da nova geração de pacientes, tendo como exigências dominantes o acolhimento, a disponibilidade e a comunicação fluida por parte dos serviços de saúde.
Esse grupo evidencia uma evolução no comportamento e nas expectativas, o que cria a necessidade de uma transformação também na gestão de empreendimentos de natureza médica. O paciente 5.0 sabe que a tecnologia é uma aliada e, por isso, os médicos precisam aprimorar seus pontos de contato com o novo perfil de pacientes.
E como podemos garantir a excelência no atendimento?
A tecnologia no centro das mudanças
O estudo da TechTarget intitulado “Estudo de Prioridades de TI” apontou que 41% das empresas de saúde globais ampliaram seus investimentos em tecnologia da informação em 2023. A ciência dos dados foi apontada como um diferencial para análise preditiva e aprimoramento da gestão da área.
Conseguimos entender com a pesquisa que a evolução tecnológica proporciona o acesso facilitado à informação, e isso torna os pacientes mais conscientes das suas possibilidades e mais desejosos de um atendimento de saúde que vá além do tradicional. O desafio, então, está dado, e as clínicas médicas precisam atualizar seus métodos para fornecer um serviço moderno e eficiente.
Como pilar dessa modernização, a tecnologia é um requisito para se adaptar ao paciente 5.0. Ferramentas como prontuários eletrônicos e plataformas de agendamento online não são apenas luxos, e sim como elementos básicos para consultórios que aspirem ao atendimento de excelência e à longevidade enquanto empreendimento.
Facilitando a gestão e otimizando processos internos, graças a ferramentas voltadas para precisão de informações, centralização de dados e acompanhamento efetivo do estado de saúde dos pacientes, a tecnologia garante eficiência na oferta dos serviços de saúde.
A praticidade é sentida dos dois lados: os médicos sentem-se mais seguros para lidar com as demandas de forma organizada e os pacientes sentem-se cuidados em todos os quesitos, tendo suas necessidades atendidas de acordo com suas realidades. A satisfação, assim, é uma conquista natural.
Descobrindo a chave para a excelência
Um aspecto crucial que credencia um serviço moderno é a personalização dos cuidados de saúde. O paciente 5.0 valoriza um tratamento que considere suas particularidades, preferências e histórico de saúde. Nesse sentido, a utilização de tecnologia de análise de dados pode proporcionar insights valiosos sobre as necessidades específicas, permitindo a elaboração de planos de tratamento mais eficazes.
Consequentemente, a eficiência tem efeitos até mesmo na otimização do fluxo de trabalho, aprimorando os processos e a comunicação dos médicos entre si e com os pacientes. A adoção de sistemas integrados que automatizam tarefas administrativas e facilitam o acesso às informações em tempo real contribui significativamente para um serviço de saúde mais ágil.
Entendemos que adaptar-se ao novo perfil do paciente 5.0 é uma tarefa de cunho estratégico para clínicas e consultórios médicos e tal demanda está altamente ligada à necessidade de oferecer um atendimento de excelência. Ao buscar por estratégias que envolvam a integração tecnológica com os processos de gestão e de operação médica, é possível tornar a rotina dos consultórios e clínicas mais leve e mais responsiva às expectativas de um público que quer ter sua individualidade reconhecida e valorizada.
*Marcelo Casado é Diretor de Crescimento da Amigo Tech.