Nova hemodinâmica do Santa Catarina diminui radiação emitida
A radiação emitida durante a realização de alguns exames é uma questão que pode trazer muitos problemas a médio e longo prazo para os médicos. Para atenuar esse problema, uma nova plataforma de terapia guiada por imagem busca reduzir consideravelmente esse tipo de radiação.
Adquirido recentemente pelo Hospital Santa Catarina (SP), o equipamento de hemodinâmica Azurion, da Philips, utiliza a tecnologia Clarity, que faz ajustes em tempo real e controla a dose de radiação adequada para cada tipo de procedimento. A exibição em 3D do funcionamento do procedimento proporciona uma experiência de interface para o usuário que otimiza o desempenho da sala de intervenção, levando um cuidado superior ao oferecido pelo mercado aos pacientes.
“O novo equipamento é utilizado em procedimentos de cardiologia intervencionista, radiologia intervencionista, cirurgia vascular e cardíaca. O software CT Trueview, por exemplo, ajuda a estimar a extensão da lesão obstrutiva e facilita aos profissionais a visualização de todas as ramificações. Isso, consequentemente, torna possível obter a projeção ideal e detectar uma lesão ou bifurcação sem o uso adicional de raios-X ou contraste”, esclarece Dr. Fernando de Andrade Leal, diretor técnico do Hospital Santa Catarina.
Novidade também possibilita impressões tridimensionais e conta com mais de 500 parâmetros
Outros softwares do equipamento possibilitam outras funções inovadoras, como o planejamento e implante da válvula aórtica em tempo real, pelo Heartnavigator. “O Xperct Dual possibilita impressões tridimensionais da angiografia rotacional, estruturando em tempo real vascularizações complexas e a árvore arterial coronariana”, diz Dr. Fernando.
A tecnologia Clarity conta com mais de 500 parâmetros do sistema clinicamente ajustados, que proporcionam a filtração de mais radiação e o uso de pontos focais menores, além de pulsos mais breves com a tecnologia de comutação de grade do tubo MRC.
Em contato constante com os equipamentos que emitem radiação, os médicos acabam por receber uma alta dose diária. Com a utilização do Azurion, a saúde desses profissionais da medicina será muito menos afetada, recebendo níveis de radiação acentuadamente menores.