Projeto apresenta a visão de profissionais no combate à Covid

Responsáveis por salvar vidas e atuantes na linha de frente do atendimento a pacientes com Covid-19, as equipes médicas e de enfermagem têm passado por diversos desafios durante a pandemia. Os profissionais de saúde – mesmo com o uso de equipamentos de proteção – estão entre os grupos mais vulneráveis à contaminação pelo novo coronavírus, por entrarem em contato direto com pessoas infectadas. Segundo o Ministério da Saúde, desde o começo da pandemia, 257 mil profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19, até o final de agosto.

Para mostrar o que os médicos e enfermeiros têm enfrentado neste período e munir esses profissionais e a sociedade com conhecimento clínico e científico, a Elsevier criou o projeto “Notícias do Front – A visão da linha de frente na saúde do Brasil“.

Os conteúdos deste especial serão em formato de vídeo, postados no YouTube da Elsevier, apresentados por Lais Junqueira, Gerente de Qualidade, Segurança do Paciente e Inovação da Elsevier EMEALAAP com a participação do Carlos Daniel Llosa, médico atuante na área de emergência e medicina esportiva, e do Stéfano Fiuza, médico cirurgião e membro titular da Sociedade Brasileira de Cabeça e Pescoço (SBCCP).

“A ideia do projeto é trazer a percepção e a visão do que está acontecendo nos hospitais neste momento de pandemia através do olhar de quem está atuando. As estatísticas mostram dados no papel, nós mostramos o que acontece em carne e osso”, explica o Stéfano Fiuza.

Além da presença dos três profissionais, haverá vídeos que terão a participação de convidados especiais para agregarem seus conhecimentos aos assuntos abordados. Entre os tópicos a serem discutidos estão a evolução no manejo, o uso de EPIs, o contexto da pandemia no Brasil, a possibilidade de uma segunda onda de contaminação, entre outros. Os conteúdos serão atualizados semanalmente ao longo do ano e estarão disponíveis de forma gratuita no canal do YouTube da Elsevier.

“A pandemia direcionou uma lente de aumento aos desafios do processo de cuidado, especialmente em relação a necessidade de processos seguros e o uso de informação científica. Os relatos dos profissionais do front reforçam a urgência em encontrarmos caminhos que unam a evidência científica e a prática clínica”, conta Lais Junqueira.


Para assistir aos vídeos já publicados pelo Notícias do Front e acompanhar toda a programação acesse: http://www.youtube.com/watch?v=u06yGU8UkK4