Brasil sediará congresso sobre Neuromonitorização Neonatal
Acontece nos dias 8 e 9 de novembro de 2019, na capital paulista, o NEOBRAIN BRASIL 2019, o 1º Congresso Internacional PBSF em Neuroproteção e Neuromonitorização Neonatal. O evento é totalmente exclusivo sobre Asfixia Perinatal, mais conhecida como a falta de oxigenação na hora do parto. De acordo com a PBSF – Protecting Brains & Saving Futures (Protegendo Cérebros e Salvando Futuros), organização privada responsável pela realização do congresso, estima-se que, no Brasil, nasçam de 15 a 20 mil bebês/ano com asfixia, ou seja aproximadamente de 2 bebês por hora.
“A asfixia perinatal está entre as principais causas de morte e lesão cerebral permanente no Brasil e no mundo, por isso, a importância de discutirmos o assunto. Cerca de 23% da mortalidade de todos os recém-nascidos no mundo é causada pela doença”, diz Dr. Gabriel Variane, neonatologista e fundador da PBSF.
Está confirmada para o NeoBrain Brasil 2019 a presença de diversos professores nacionais e internacionais, que contribuirão para o ensino e a difusão do conhecimento sobre o tema para profissionais que atuam na área, como médicos pediatras, neonatologistas, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, outros profissionais e estudantes de cursos relacionados à saúde.
O congresso possibilitará a discussão de temas como, o impacto da problemática no Brasil e no mundo; período de transição fetal; hipotermia terapêutica; novas estratégias de tratamento em estudo; exame físico neurológico; monitoramento cerebral (aEEG/EEG e NIRS); atenção multidisciplinar; manejo hemodinâmico, exames de imagem; cuidados específicos de enfermagem; experiência de centros nacionais e internacionais e acompanhamento dessas crianças.