Santa Izabel lança programa de acompanhamento personalizado

O Hospital Santa Izabel, da Bahia, lançou o “My Day”, um programa de acompanhamento personalizado de saúde, que se assemelha ao tradicional “check-up”. A iniciativa envolve consulta médica e protocolo completo de exames, com diferentes graus de complexidade e foi organizada para garantir prevenção e o diagnóstico precoce de doenças.

O rastreamento que a medicina clínica, juntamente com a tecnologia diagnóstica oferece, vem obtendo cada vez mais importância e vai ao encontro do que preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Estudo recente realizado pela entidade apontou que a maior parte das doenças, da atualidade – e com altas taxas de mortalidade – é causada ou potencializada por maus hábitos. Sedentarismo, má alimentação e altos níveis de estresse são alguns deles, que podem ser identificados e tratados com facilidade. Diante destes – e outros sintomas – é possível diagnosticar ou prevenir doenças sérias através de um acompanhamento e direcionamento personalizado.

A principal diferença entre os dois métodos é que o paciente, ao invés de seguir uma lista padrão e pré-determinada de exames a serem realizadas, passará por um atendimento minucioso sobre os seus hábitos e estilo de vida, histórico pessoal e antecedentes familiares. Assim, será possível direcioná-lo para exames e análises específicas, que podem ser feitos em até seis horas.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Menezes, reforça a importância dessas iniciativa como parte dos investimentos contínuos que o Hospital Santa Izabel vem realizando para aliar os benefícios da prevenção a um cuidado clínico de qualidade. “O ideal é evitarmos que as doenças apareçam; cuidar bem da saúde não é só ir ao hospital quando já ficou doente”, acrescenta o provedor.

Como funciona

O primeiro passo é entrar em contato com o call center, através do número 2203-8100. Em seguida, o concierge do programa entrará em contato para explicar o funcionamento do serviço, fazer um primeiro questionário sobre os hábitos do paciente e agendar a realização dos exames laboratoriais a domicílio, em caso de residir em Salvador.

Passando por esta primeira fase, será agendado o dia do atendimento multidisciplinar presencial no Santa Izabel. Em até dez dias, o paciente recebe um plano completo para mudanças de hábitos e encaminhamento para especialistas, caso necessário. O programa varia de acordo com a faixa etária, a partir dos 18 anos. “É melhor prevenir que tratar a doença. O Hospital Santa Izabel já tem expertise no tratamento de doenças e agora vai investir no diagnóstico precoce e prevenção”, conclui Bárbara.