Tratamento gratuito do câncer de mama para mulheres acima de 40 anos
A Sociedade Catarinense de Mastologia, em parceria com serviços privados, oferecerá gratuitamente exames preventivos e o tratamento completo do câncer de mama em mulheres com mais de 40 anos. A iniciativa envolve os municípios da Grande Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Lages, Itajaí, Criciúma, Tubarão e Mafra. A campanha, que ficará disponível até 1º de março de 2021, integra o Movimento Rosa e inclui exames de imagem e patologia, além de mastologistas e hospitais, para atendimento sem custo às pacientes de baixa renda.
O agendamento dos exames é feito pelo site movimentorosa.org.br, em horário comercial. Importante: o último prazo para marcar a mamografia é dia 31/01/2021.
A Sociedade Catarinense de Mastologia estima que 75% das mulheres deixaram de fazer seus exames de rotina em função da pandemia de Covid-19. As sociedades brasileiras de Patologia e Cirurgia Oncológica calculam que, entre março e maio, 50 mil diagnósticos deixaram de ser feitos no país, tanto pelo temor da contaminação pelo novo coronavírus, quanto pelo fechamento dos ambulatórios, com adiamento da realização dos exames de rastreamento.
No Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões. Para o ano de 2020 foram projetados 66.280 novos casos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 doentes por 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer, do Ministério da Saúde. Em seu estágio inicial, as chances de cura chegam a 95% dos casos.
“A necessidade da realização de exames para diagnóstico precoce do câncer de mama está sempre colocada, mas ficou maior com a pandemia, dado o impacto futuro que esta demanda reprimida pode gerar no atendimento às pacientes do serviço público. Por conta disso, fizemos um grande esforço para agregar apoio de empresas e profissionais a uma campanha que estimula a adesão das mulheres e contribui com o Sistema Único de Saúde (SUS), bastante sobrecarregado com a pandemia”, explicou Adriana Freitas, presidente da Sociedade Catarinense de Mastologia.
No Brasil, foram realizados apenas 21,9% dos 12.154.979 exames esperados em 2019 pelo SUS. Em Santa Catarina, dos 442.499 testes esperados em 2019, foram feitos 101.027 (22,8%). Estes números explicam parcialmente a crescente mortalidade por câncer de mama no país, na contramão da redução observada nos países desenvolvidos. Com a pandemia, há uma previsão de piora dramática neste quadro.
“Neste momento em que a solidariedade é fundamental, agradecemos a todos os nossos apoiadores e aos profissionais envolvidos em cada região, que viabilizaram esta campanha filantrópica. Pedimos para cada pessoa compartilhar as informações nas redes sociais, nos grupos de WhatsApp, nas conversas com amigas e familiares, para levarmos mais saúde e qualidade de vida às mulheres”, destacou Adriana Freitas.
O Movimento Rosa tem representantes das principais especialidades envolvidas: radiologia, patologia, mastologia e oncologia. Todas as cidades participantes possuem centro de oncologia para radioterapia e quimioterapia. Moradores de cidades vizinhas aos municípios que integram a campanha também podem participar.
Para mais informações sobre o câncer de mama: https://www.inca.gov.br/controle-do-cancer-de-mama/conceito-e-magnitude