Moinhos de Vento assina acordo para ampliar serviços a usuários do IPE Saúde

Um grupo de trabalho com técnicos do Hospital Moinhos de Vento e do governo do Estado terá 90 dias para elaborar pacotes assistenciais com procedimentos nas áreas da oncologia, da gastroenterologia e da pesquisa clínica para os beneficiários do IPE Saúde. O protocolo de cooperação institucional foi assinado na terça-feira (23), no Palácio Piratini. Participaram do ato o governador Eduardo Leite, o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, o superintendente executivo da instituição, Mohamed Parrini, e o presidente do conselho de administração, Eduardo Bier.

A parceria deve ampliar os serviços oferecidos por meio do convênio com o IPE Saúde. O objetivo é proporcionar aos segurados o acesso a cirurgias oncológicas, inclusive transplante de medula óssea, procedimentos por endoscopia e ainda a possibilidade de inclusão em protocolos de pesquisa clínica.

“Estamos falando aqui, inclusive, de terapias inovadoras, de alta complexidade, com medicamentos de última geração, desenvolvidas pelo nosso Instituto de Pesquisa, e que são hoje as alternativas mais avançadas para milhares de pacientes com doenças graves como o câncer. Sem custos, esses beneficiários poderão dispor do que existe de mais moderno, medicina de ponta, e que não integra o rol de procedimentos obrigatórios cobertos por planos de saúde”, destaca o superintendente do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini (foto).

De acordo com o diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, somando aos serviços já oferecidos pelo hospital pelo convênio, a ideia é que os usuários passem a ter um atendimento completo, que vai desde consultas médicas, passando por exames, tratamentos e até internações. “Há anos os usuários do IPE Saúde reivindicam uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Ter uma das melhores instituições de saúde da América Latina como prestadora de serviços é motivo de alegria. O ato que assinamos hoje é muito emblemático. Através deste trabalho que será desenvolvido, abriremos portas para novos horizontes em cuidado e assistência em saúde”, afirmou Marcus Vinícius.

Qualidade e responsabilidade

O presidente da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, Eduardo Bier, a parceria é motivo de orgulho para a instituição. “Pra nós é muito importante o governo estadual estar confiando o seu bem mais precioso, que são as mais de um milhão de vidas de gaúchos que trabalham no desenvolvimento do nosso estado e de suas famílias, ao Hospital Moinhos de Vento. Nos motiva ainda mais podermos, num momento difícil, ampliar a assistência e oferecer a nossa expertise, a nossa excelência em atendimento aos usuários do IPE Saúde. Mais do que nunca, precisamos voltar nossas atenções e nossos esforços para a colaboração, para o cuidado e para construir juntos essa pauta positiva”, pontuou.

A partir da conclusão dos trabalhos, espera-se que tanto o sistema IPE Saúde como o Hospital Moinhos de Vento possam contar com maior previsibilidade, assertividade no cumprimento do planejamento administrativo financeiro, otimização de controles e auditoria e, especialmente, uma garantia de melhor assistência e segurança aos pacientes.

“É um momento muito importante e positivo, porque é estratégico para o Estado, tanto por podermos contar com a excelência do atendimento do Moinhos de Vento, o que sem dúvida é fator de atração e retenção de talentos e empresas no Rio Grande do Sul, quanto por estarmos retomando essa relação, entre o Estado e o hospital, para oferecer serviços aos nossos servidores estaduais e para outros segurados gaúchos. Essa parceria, que está só começando, certamente fortalece ainda mais o IPE Saúde, se tornando uma alavanca da saúde como um todo para o nosso Estado”, salientou o governador Eduardo Leite.

Serviços já oferecidos

Em dezembro, com o credenciamento do Laboratório de Patologia do Hospital, os beneficiários do convênio passaram a ter acesso a exames de diagnóstico de anatomopatologia e Citopatologia, essenciais para a prevenção e o tratamento de diversas doenças. Numa das estruturas mais modernas do Brasil, a instituição oferece 100% de rastreabilidade da amostra. O laboratório é pioneiro na região ao implantar, na mesma área física, tanto a anatomia patológica quanto a biologia molecular trabalhando em conjunto.

Antes, exames de imagem e infusões de quimioterapia e radioterapia, cardiologia, assim como as especialidades disponíveis na Unidade Iguatemi já faziam parte do escopo disponível aos usuários do IPE Saúde.

Os parceiros

O Hospital Moinhos de Vento é considerado o segundo melhor hospital do Brasil pelos rankings da revista Newsweek e pela América Economia. Entre os 100 melhores hospitais do mundo só existem dois brasileiros e um deles é o Moinhos. Também está entre os seis hospitais considerados de “excelência” no país pelo Ministério da Saúde.

O IPE Saúde conta com mais de 1 milhão de usuários em todo o Rio Grande do Sul, nos 497 municípios gaúchos, e uma rede superior a 10 mil prestadores credenciados. Além de propiciar assistência aos servidores estaduais, o instituto tem contratos firmados com mais de 260 prefeituras e câmaras municipais e vem trabalhando para ampliar a prestação de serviços no Estado.