Hospital Moinhos de Vento lança consultoria em gestão
O Hospital Moinhos de Vento lançou esta semana a Consultoria Moinhos, projeto que surgiu para que as boas práticas e as experiências bem-sucedidas da instituição possam ser compartilhadas e aplicadas em outras organizações. Ao todo, são 38 produtos nas áreas de saúde, educação e pesquisa, gestão de projetos, gestão ambiental e financeira, entre outros. Serão abordados temas como planejamento estratégico, estudos de viabilidade para implantação de ações e empreendimentos, até diretrizes de atendimento em saúde e capacitação profissional.
Segundo o superintendente executivo do Hospital Moinhos, Mohamed Parrini, a instituição recebe todos os dias vários pedidos para compartilharem conhecimentos. Para atender essa demanda, foi criado um processo que organiza esse fluxo. “Os parceiros querem entender e colocar em prática nossas rotinas, estratégias e processos. Estamos oferecendo a expertise do terceiro melhor hospital do Brasil e uma das 100 melhores empresas do país para que outras organizações utilizem esse conhecimento e se destaquem”, pontuou. Para o CEO, o serviço é voltado tanto para quem está começando ou iniciou um processo de profissionalização como para quem tem espaço para crescer e precisa se organizar.
Os profissionais envolvidos na consultoria são superintendentes, gerentes, chefes de serviços, coordenadores e líderes de processos. As equipes são formadas conforme a necessidade de cada cliente.
Consultoria na pandemia
As atividades começaram justamente pela área da saúde. Diante da pandemia, o foco era garantir com que empresas retomassem suas atividades com segurança, a partir de protocolos definidos. A Consultoria Moinhos avaliou rotinas e indicou adaptações necessárias para assegurar o retorno presencial de órgãos públicos, instituições e empresas. Entre os clientes, está atendendo Banrisul, os colégios Anchieta, Bom Conselho e Farroupilha, indústrias como a América Tampas, prestadores de serviços e eventos. Ao todo, são 12 projetos em andamento, além do projeto doado à ação social WimBelemDon.
As equipes incluem médicos, enfermeiros e gestores, que elaboram um diagnóstico de acordo com o ramo de atuação e público. Também criam planos de ação com orientações dos profissionais de saúde elaborados para adequar espaços físicos, fluxos e processos. As medidas incluem normas de distanciamento, escalas especiais de atendimento, fluxos de pessoas, além de orientações sobre higiene, autocuidado e etiqueta respiratória.
Em depoimento para o lançamento da consultoria, o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, destacou que a iniciativa deu respaldo ao banco para manter as agências abertas. “Somos um serviço essencial e não podemos fechar, pois temos clientes idosos e vulneráveis que não têm facilidade com aplicativos ou acesso aos meios digitais. A parceria com o Hospital Moinhos de Vento deu segurança em relação aos protocolos. Também garantiu confiança às equipes e aos gestores e gerentes, que se sentiram respaldados com o apoio técnico”, afirmou. Ele acrescentou que, dentre os 14 mil colaboradores, foram menos de 500 casos confirmados, quase todos já recuperados.