SBGG lança app para Diretivas Antecipadas de Vontade
Preocupada com a preservação de autonomia da população idosa, a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) lança o aplicativo Minhas Vontades. O app ensina a elaborar as chamadas Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), planejamento e registro dos desejos e preferências no que se refere aos cuidados à saúde diante de uma condição ameaçadora à vida, incluindo a nomeação de um ou mais procuradores de saúde, que serão os representantes para assuntos relativos à saúde.
“Desde de 2012, o Conselho Federal de Medicina reconhece a importância da expressão da vontade dos pacientes e recomenda aos médicos que os estimulem a redigir as suas DAV”, explica Ana Beatriz Tommaso, Presidente da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG.
O aplicativo Minhas Vontades traz informações teóricas explicando o que são as Diretivas Antecipadas de Vontade, conceituando autonomia e oferecendo referências sobre o tema no Brasil, além de informações práticas conduzindo o usuário ao longo de cinco passos importantes na elaboração de suas DAV. Ao final do percurso, o usuário terá um documento pronto para compartilhamento e impressão.
A Comissão Permanente de Cuidados Paliativos da SBGG publicou, ainda em 2017, recomendações sobre o tema. O documento está disponível para download no site da SBGG e pode ser impresso e apresentado durante uma consulta médica.
Para baixar o aplicativo, basta acessar a loja virtual de seu Android ou IOS, preencher a identificação e explorar as teorias sobre DAV. Em seguida, o usuário pode seguir os passos do registro de suas preferências, com pausas para reflexão, até concluir o documento, que pode ser alterado a qualquer momento.