Mercur lança Desafio de Inovação para startups e universidades

A Mercur, indústria da área da saúde e educação, está apostando na inovação para se tornar ainda mais competitiva e enfrentar o cenário econômico adverso pós-pandemia. Para alcançar esse objetivo, a empresa está lançando uma Tese de Inovação — um documento que reúne seus objetivos, focos e as principais tendências de mercado —, criada com a consultoria da Semente Negócios. Ela está disponível no Portal da Inovação da Mercur em bit.ly/InovaçãoMercur, que também será uma vitrine de todo o processo. Nele, por exemplo, estão disponíveis seis macrodesafios que a organização mapeou para os próximos anos e que, para solucioná-los, espera contar com a colaboração de outros atores. São eles:

  • Maker Learning – criação de produtos/serviços que dialoguem com a tendência do Maker Learning;
  • Tecnologia Embarcada – relacionado ao desenvolvimento de novos produtos (especialmente wearables) e/ou a incorporação de tecnologias aos produtos já existentes;
  • Aplicações de Realidade Aumentada – voltado ao aprofundamento de relacionamentos e da comunicação com os públicos da Mercur, especialmente na linha de Educação;
  • Terceira Idade – relacionado a novas formas de comunicação e relacionamento com o público da Terceira Idade;
  • Diminuição do uso de Plástico – voltado tanto à redução do plástico nas embalagens e produtos;
  • Novas lógicas de distribuição – desafio voltado a diminuir os custos de frete da Mercur, além da redução da pegada de carbono, especialmente no E-commerce.

Quem desejar contribuir com a solução dessas questões pode entrar em contato com a empresa através do site: bit.ly/DesafiosMercur. “Queremos nos conectar com esse ecossistema de inovação para cocriar soluções que atendam as necessidades das pessoas, estejam conectadas com a realidade e objetivos da Mercur e contribuam para a criação de um mundo bom para todo mundo”, afirma Cássia Hoelzel que é uma das pessoas à frente do Projeto de Inovação. Ela afirma que a empresa planeja, a partir do segundo semestre de 2021, realizar alguns de eventos, hackathons e outras atividades online para potencializar as ações do projeto.

Da esq. para dir.: Bruno Hoezel, Cássia Hoezel e Douglas Hoelzel Hermes

A Mercur também está apostando na inovação interna, buscando tornar seus processos mais ágeis e incentivar o intraempreendedorismo. “Nosso objetivo não é criar uma área de inovação, é fazer ela correr na veia. É mudar a cultura da organização para que as pessoas tenham esse olhar para os nossos processos e produtos e proponham novas soluções que possam ser desenvolvidas, testadas e lançadas rapidamente, sem abrir mão de nossos princípios”, afirma Douglas Hoelzel Hermes que atua no Projeto de Inovação e na Coordenação Financeira da empresa.

O primeiro passo para isso foi realizado no fim de 2020 com um hackathon no qual alguns colaboradores com experiência nos processos de desenvolvimento de produto da Mercur foram convidados a participar. Nesse encontro, eles foram instigados a buscar novos produtos e serviços relacionados às Linhas de Trabalho que já existem na empresa. “Estamos trabalhando para viabilizar e testar algumas das propostas. Dessa forma, queremos desenvolver uma cultura mais ágil na Mercur, engajando os times e dando início a uma transformação mais ampla.”, explica Douglas.

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