Collab-42, programa da Merck e B-SEED, investe em startups disruptivas
A Merck Life Science, empresa de ciência e tecnologia, em parceria com a B-SEED, aceleradora de startups, concluiu o Collab-42, programa de codesenvolvimento inovador, impulsionando os novos rumos da saúde, sustentabilidade e diagnóstico médico. O programa selecionou quatro empresas brasileiras para receber investimento e apoio estratégico durante quatro meses, acelerando suas soluções e demonstrando o poder da colaboração entre elas.
A Collab-42 proporcionou a essas startups com perfil healthtech um diagnóstico de maturidade personalizada, além de workshops em finanças, estratégia de vendas, estruturação de plano de negócios e tecnologias. As empresas participantes do projeto também tiveram acesso a mentores especializados e à infraestrutura de ponta dos laboratórios da Merck Life Science, garantindo suporte técnico e estratégico essencial para seu crescimento e desenvolvimento de suas soluções em saúde.
Em evento exclusivo para convidados da indústria na sede da empresa em Barueri, nesta segunda-feira, 17, a Merck Life Science apresentou os cases de sucesso dessas quatro startups e deep techs participantes, que encerraram sua participação no Collab-42. Os resultados após o período de aceleração que a Merck e a B-Seed proporcionaram às healthtechs exemplificam o potencial transformador da inovação aberta e colaborativa. Abaixo, as finalistas:
- Predikta: utiliza Inteligência Artificial e imagens térmicas para diagnósticos médicos precisos e ágeis, revolucionando a detecção de doenças.
- Celluris: desenvolve terapia celular avançada para expandir o tratamento de tumores sólidos, oferecendo novas esperanças para pacientes com câncer.
- Curare: apresenta um dispositivo wearable para monitoramento cardíaco contínuo com alta precisão, melhorando a qualidade de vida de pacientes com doenças cardíacas.
- BioBreyer: aplica biotecnologia sustentável na produção de Ácido Hialurônico, alinhada aos princípios ESG, demonstrando o compromisso com a sustentabilidade.
Impacto e próximos passos
O programa Collab-42 reforça o compromisso mundial da Merck Life Science em colaborar com a expansão do ecossistema de inovação, criando pontes entre corporações e startups para impulsionar avanços extraordinários.
A apresentação dos cases participantes do Collab-42 oferece uma oportunidade exclusiva aos espectadores para entender como grandes empresas e startups estão unindo forças para resolver desafios globais.
“A Merck acredita no poder da colaboração para impulsionar a inovação e enfrentar os desafios globais”, afirma Fabio Demetrio, diretor de vendas de SLS Commercial para Brasil e México e representante da Merck no programa de aceleração de healthtechs. “Esse programa de codesenvolvimento é um exemplo do nosso compromisso em apoiar startups e deep techs com potencial transformador, e estamos entusiasmados em apresentar os resultados deste trabalho conjunto.” esclarece Fabio.
“O evento de hoje marca o início de uma nova fase para as startups finalistas, que agora contam com o apoio da Merck para escalar suas soluções e gerar impacto positivo na sociedade. O programa de codesenvolvimento teve duração de 04 meses, entre novembro de 2024 e março de 2025 e resultou na maturação das empresas participantes, para que pudessem atrair investidores de alto nível e revolucionar o mercado com suas criações”, completa Fabio.