Interação médico-paciente: futuro da saúde está a uma mensagem

Por Douglas Torres

À medida que a saúde se torna centrada no paciente, fornecer experiências personalizadas e satisfatórias é uma das principais prioridades dos profissionais de saúde. Mas, para proporcionar esse tipo de experiência, muitas vezes é necessário investir em novas tecnologias.

E essa transformação digital precisa atender a uma expectativa dos pacientes de ter uma experiência, principalmente com profissionais médicos, que ofereça recursos de autoatendimento mais robustos, remotos e interativos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Salesforce, 80% dos clientes dizem que a experiência que as empresas oferecem é tão importante quanto seus produtos e serviços.

O fato é que a tecnologia mudou gradualmente a forma como as pessoas estão recebendo atendimento e cuidados para a saúde. Por exemplo, aplicativos de teleconsulta e mensagens tornaram-se o método preferido de comunicação para vários pacientes e profissionais de saúde. Não é surpresa que muitos profissionais médicos agora estejam usando a tecnologia para facilitar seu trabalho e proporcionar novas formas de se conectar com seus pacientes.

A importância da mensageria na saúde e como ela molda as interações médico-paciente

Os aplicativos de mensagens estão se tornando cada vez mais importantes no setor de saúde. De acordo com um levantamento feito pela FICO, 76% das pessoas em todo o mundo desejam ser lembradas de suas consultas médicas e 69% gostariam de receber lembretes para marcar consultas ou para levá-las a tomar seus medicamentos.

Dentro desse cenário, as plataformas de mensagerias para o setor de saúde são essenciais para fornecer um serviço de alta qualidade, o que reduz custos, aumenta a produtividade e eficiência dos colaboradores e melhora a satisfação do paciente.

Existem vários canais disponíveis para os médicos se comunicarem com seus pacientes, por meio de uma simples mensagem de texto SMS, via RCS da Google, WhatsApp e chat. É assim que os pacientes podem entrar em contato a qualquer hora do dia ou noite, e podem facilmente solicitar uma consulta ou fazer uma pergunta sobre sua condição.

Isso tem sido benéfico tanto para o paciente quanto para o médico, pois ajuda o profissional a trabalhar com mais eficiência, pois não precisa gastar muito tempo atendendo chamadas ou e-mails durante o horário de expediente. Os pacientes também se beneficiam disso porque podem obter respostas mais rapidamente do que esperar na linha telefônica ou enviar um e-mail que pode não ser respondido imediatamente.

Vale dizer que esse é um mercado em expansão. O atendimento de consultas baseado em mensagens tem aumentado nos últimos anos. Isso ocorre porque é uma maneira conveniente e rápida de se comunicar com os pacientes. É também uma alternativa mais econômica e viável do que ligações telefônicas e visitas ao consultório, que podem ser caras para clínicas médicas.

Quando se trata de informações médicas, o envio de mensagens é considerado uma maneira não intrusiva, rápida e segura para se comunicar com pacientes. E, considerando que 56% das pessoas preferem enviar mensagens para uma empresa do que ligar para o atendimento ao cliente, de acordo com com pesquisa da Reviews.org, certamente as mensagens são uma vantagem competitiva.

Isso significa que integrar canais de comunicação não é apenas conveniente para hospitais e consultórios médicos que buscam ser mais eficientes, mas também é o que os pacientes realmente desejam.


*Douglas Torres é CEO e fundador da Yup Chat

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