Ferramentas de Melhoria para os Sistemas de Informação da Saúde
Por Francisco Arce
Existem Ferramentas de Estágios de Melhoria Contínua do Sistema de Informação de Saúde que foram elaboradas de forma colaborativa para ajudar países ou organizações a avaliar, planejar e priorizar intervenções e investimentos de forma holística para fortalecer o sistema. A avaliação mede o status atual e desejado do sistema em cinco domínios principais: (I) Sua liderança e governança; (II) A sua gestão e workforce; (III) Suas tecnologias de informação e comunicação (TIC); (IV) Seus padrões e interoperabilidade; (V) Seus dados de qualidade e uso, e 39 subcomponentes, mapeando um caminho para a melhoria, ajudando assim os países a garantir que as informações certas estejam disponíveis para as pessoas certas no momento certo.
Posso citar como exemplo um exercício feito em um determinado estado do Brasil, em que um dos domínios principais a “V. Qualidade e uso dos dados”, ficou em um estágio definido de 3,3 – cujo valor maior é 5,0. Mesmo entendendo que o valor aferido é um caminho de avanços, principalmente no tema que é muito complexo em nosso país, foram levantados alguns itens para melhoria.
Vejamos alguns:
Instituir uma coordenação de qualidade nas diferentes unidades de saúde para auditar e atestar a qualidade dos dados:
- Promover ações para engajamento e comprometimento das partes interessadas, no registro dos dados;
- Otimizar os fluxos de trabalho alinhados à coleta dos dados;
- Desenvolver ações contínuas para orientação do uso adequado dos recursos de TIC para armazenamento de dados e informações
Os Sistemas de informação de Saúde são essenciais não apenas para monitorar e melhorar os programas federais, estaduais e municipais, mas também para demonstrar o progresso do país em nível global.
De forma mais ampla, a Organização Mundial de Saúde (OMS) define SIS como um Sistema de informação que engloba a coleta, o processamento, a comunicação e o uso de informações essenciais para aprimorar a efetividade dos serviços de saúde (World Health Organization, 2004).
A informação é a etapa primordial para ação, a informação não produz conhecimento e nem é seu sinônimo. No entanto, é imprescindível para a geração do conhecimento, assumindo o papel de agente mediador na produção do conhecimento.
A informação em saúde não se refere somente à produzida pelo setor Saúde, dados relacionados à qualidade de vida, são importantes para a avaliação do nível de saúde, tais como:
- Condição Demográfica e de Saneamento Básico;
- Alimentação;
- Educação;
- Condições de Trabalho em emprego;
- Lazer, segurança, transporte, condições de moradia;
- Acesso a serviços de saúde.
Quando se tem o SIS (Sistema de Informação de Saúde) organizado bem implantado em todas as suas áreas da saúde, gera valor e importâncias para:
Os Usuários
- Facilitar o acesso, o agendamento e acolhimento das demandas de saúde
- Dar pleno acesso aos usuários do SUS às suas informações de saúde.
- Privilegiar a educação em saúde por meio da política de informação em saúde.
- Facilitar na comunidade o conhecimento da situação de saúde da população
Os Profissionais
- Apoiar a prática profissional, facilitando e organizando os registros rotineiros
- Acesso e o apoio à produção de conhecimento científico e à capacitação
- Análise da situação da Saúde para a população
Os Gestores
- Aperfeiçoamento e consolidação da gestão (física e financeira).
- Atendimento de acordo com as demandas locais de saúde
- Acompanhamento financeiro, administrativo e das políticas de saúde.
- Subsidiar o planejamento e programação de ações e o estabelecimento de prioridades.
- Avaliação do desempenho, dos processos e do impacto dos serviços.
- Controle, avaliação, regulação e auditoria.
- Troca de informação com outras do SUS
Essa ferramenta está alinhada com os esforços da Organização Mundial da Saúde para fortalecer o Sistema de Informação de Saúde e as capacidades do país para monitorar a cobertura universal de saúde e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da saúde.
A ferramenta de avaliação pode ser utilizada em dois formatos: uma ferramenta baseada em Excel e uma versão digital baseada em aplicativo da ferramenta disponível através da plataforma DHIS2.
A Ferramenta para Estágios de Melhoria Contínua foi desenvolvida em conjunto pelos Centros dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), o grupo de trabalho de saúde digital e interoperabilidade do Health Data Collaborative e o projeto MEASURE Evaluation financiado pela USAID. O kit de ferramentas também responde a uma das perguntas da Agenda de Aprendizagem da MEASURE Evaluation.
Este kit de ferramentas responde a estas perguntas de pesquisa:
- Quais são as etapas do desenvolvimento do Sistema de informação de Saúde?
- Como os Sistemas de informação de Saúde podem ser avaliados e sua maturidade continuamente melhorada para alcançar melhores resultados de saúde?
*Francisco Arce é Coordenador de Governança e Gestão de TI no ITN – Instituto de Tecnologia e Negócios do Norte e especialista em informática em saúde pelo Sírio-Libanês.