Novo app traz mais de 7500 questões de residência médica

A Medway, empresa que oferece cursos preparatórios para residência médica e cursos de medicina de emergência para estudantes de medicina e médicos recém-formados, acaba de lançar um aplicativo de questões comentadas dos últimos cinco anos das instituições mais buscadas para fazer residência médica em São Paulo.

Disponível na App Store e na Google Play Store, o aplicativo da Medway é voltado para os alunos do Intensivo São Paulo, curso preparatório para a primeira fase dos processos seletivos para a residência médica das principais instituições de São Paulo.

São mais de 7.500 questões que já caíram nas provas das principais instituições de São Paulo nos últimos cinco anos, como USP (Universidade de São Paulo), Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), USP de Ribeirão Preto, Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S. Paulo), Santa Casa de Misericórdia, entre outras, além de algumas instituições muito buscadas de outros estados, como UFPR (Universidade Federal do Paraná), UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Todas as questões são comentadas pela equipe de médicos da Medway, que é formada por médicos que fizeram residência em algumas das principais instituições do estado, como USP, Unifesp, Unicamp, entre outros.

Como funciona

Todo aluno, ao finalizar a compra do curso Intensivo São Paulo, recebe um acesso (login e senha) para poder acessar o aplicativo, que pode ser baixado no iPhone ou no Android. Ao inserir o login e senha, já é possível usar todos os recursos, incluindo:

Filtros para busca de questões

Uma das formas de estimular o estudo direcionado, focado nos temas e focos mais importantes para as instituições em que o aluno quer fazer a residência médica, são os filtros para busca de questões, que podem ser aplicados por prova, tema e foco – uma boa forma de fazer um reforço de alguns assuntos específicos.

Ao encontrar as questões que são do seu interesse, os alunos podem marcá-las como questões favoritas e ainda contam com um espaço para fazer anotações.

Simulados específicos por instituição

O aplicativo da Medway também oferece simulados, porém, ao contrário de outros apps do segmento, traz simulados específicos por instituição, com o objetivo de preparar o aluno para o processo seletivo das instituições do seu interesse.

Todos os simulados trazem questões comentadas, que os alunos podem fazer sem as marcações, com a orientação de que sigam o tempo da prova e depois confiram as respostas para ir acompanhando a evolução do seu desempenho.

Atualizações e novos desafios

Toda semana, o aplicativo recebe atualizações, desde novos desafios que são publicados no feed, até novos simulados de diferentes instituições. Até o momento, os alunos podem fazer três simulados diferentes: USP, Unifesp e Unicamp, que estão entre algumas das instituições mais buscadas de São Paulo para fazer residência médica.

Contato direto com professores

O aplicativo trouxe ainda mais uma forma de os alunos se comunicarem com os professores na Medway. Além de contarem com um grupo exclusivo no Telegram, no qual podem se comunicar com professores e outros alunos, os usuários também podem enviar mensagens aos professores tirando dúvidas sobre questões usando o próprio aplicativo.

Entendendo o perfil de cada prova

Segundo Djon Machado, Clínico Geral pela Unicamp e professor de Medicina Preventiva e Social da Medway, o aplicativo é um excelente método de revisão de conteúdo e uma forma de conhecer melhor as provas que quer prestar.

“Quando a pessoa entende o perfil de cada prova, consegue se aprofundar e saber mais sobre como são. É uma forma de colocar o aluno em contato com o verdadeiro padrão da prova que ele quer prestar, tendo mais conhecimento do que é cobrado e quais são as tendências. É o momento de colocar a mão na massa e estudar de forma direcionada”, explica.

“Especialmente agora, não há tempo a perder com alguns focos que sabemos que são desprezados por algumas instituições, apesar de serem importantes para outras. O aplicativo do Intensivo São Paulo dá aos nossos alunos uma boa forma de revisar conteúdo para essa reta final”, afirma o médico.