Medlevensohn encomenda 1 milhão de testes rápidos para coronavírus
A Medlevensohn, empresa brasileira distribuidora de produtos médicos e hospitalares, recebeu aprovação da Anvisa para trazer ao país os testes rápidos de detecção do novo coronavírus. A empresa deve trazer 1 milhão de unidades ao Brasil. Os testes, que serão disponibilizados inicialmente nas redes pública e privada de saúde (hospitais, pronto-socorros e postos de saúde, por exemplo), são capazes de fornecer um diagnóstico em cerca de 10 minutos, apenas com uma gota de sangue.
O exame, que tem tecnologia certificada pela União Europeia, é fabricado pela farmacêutica chinesa Biotest e já está sendo utilizado em 12 países. De acordo com a empresa, apresenta confiabilidade de 99,3%, ou seja, de cada 100 casos testados, 99,3 terão um resultado correto.
“Nosso teste rápido para o novo coronavírus é realizado de maneira muito simples. Colhemos uma gota de sangue, via pequena perfuração na ponta do dedo, aplicada depois em uma tira. A visualização do resultado é clara, revelando se o diagnóstico é negativo ou positivo”, explica Anna Luiza Szuster Seara, diretora de Relações Internacionais da Medlevensohn.
Diferentemente do teste laboratorial, a tecnologia instantânea pode ser operacionalizada por qualquer profissional de saúde e utilizada em unidades básicas de atendimento, pois não requer grande estrutura laboratorial e tampouco colaboradores com alto grau técnico. Por isso, constitui-se numa ferramenta significativa para o combate à pandemia. A adoção de uma metodologia para diagnóstico instantâneo da Covid-19 é muito importante para o enfrentamento das próximas fases do surto da doença, conforme avaliação e recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) a todas as nações, salienta Anna Luiza.
José Marcos Szuster, CEO da MedLevensohn, enfatiza que a empresa sai na frente, oferecendo uma solução capaz de colaborar para o combate à pandemia. “Temos certeza de que nossas ações serão de significativa relevância para o Poder Público, setor privado e a sociedade como um todo”.
A empresa, a partir do apoio dos seus parceiros internacionais, será a pioneira em disponibilizar a solução no Brasil. O primeiro lote de 200 mil testes rápidos chegará ao País na primeira semana de abril. Mais unidades serão entregues semanalmente, até o número de 1 milhão de testes já contratados da Biotest. “Na sequência, teremos novos lotes chegando semanalmente”, informa José Marcos, ressaltando: “Sentimo-nos muito emocionados em colaborar com a sociedade, praticando uma justa política comercial, sem oportunismos, o que reforça nossa posição dentre as empresas de saúde”.