Renda mensal de médicos é 39,75% maior com a pós-graduação
De acordo com a pesquisa Panorama Financeiro do Médico, realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, a Educação Continuada está ganhando ainda mais relevância. A renda mensal do médico especialista, ao concluir a pós-graduação, aumenta em torno de 39,75%, em geral, comparado ao que ganha um profissional generalista. De acordo com o levantamento, ao ingressar na pós-graduação, o médico já absorve um aumento de cerca de 12% a mais nos rendimentos. O estudo mostrou, ainda, que 96,5% dos médicos generalistas pretendem se especializar e que o investimento em atualização por meio de cursos, workshops e congressos foi uma realidade para 85,1% dos médicos em 2022.
Além disso, a Educação Continuada tem impacto direto nas regiões e no entorno onde é oferecida. Conforme dados da “Demografia Médica no Brasil 2023”, estudo realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), no Distrito Federal, existem 17 mil médicos e mais de 25% não possuem especialização. Para atender essa demanda, a Afya, hub de educação e soluções digitais médicas do Brasil, está inaugurando sua nova unidade de Educação Continuada em Brasília, que vai permitir mais de cinco mil atendimentos especializados gratuitos à comunidade local, um aumento de 60% em relação a 2022, ano em que mais de três mil atendimentos foram prestados nos ambulatórios da unidade.
“De acordo com o levantamento da Afya, ao final da pós-graduação, a expectativa média de salário de médicos especialistas é de R$ 22 mil. Pensando nesse avanço, o investimento que estamos fazendo na estrutura vai trazer benefícios para os profissionais médicos. E, também, trazem impacto positivo na região, pois essas oportunidades de atendimento permitem que os nossos alunos tenham contato direto com casos reais, nas especialidades que estão estudando. Em contrapartida, a população recebe atendimento médico especializado de qualidade, e sem custos”, diz Alano Nogueira, diretor da unidade.