Canal de vendas direta ao paciente facilita rotina de medicação
Para facilitar a rotina de compra, medicação e acompanhamento do tratamento de pacientes, especialmente idosos, crônicos e pessoas que tomam medicamentos contínuos, a Far.me tem apostado em um novo modelo de farmácias no Brasil. Por meio de uma assinatura mensal, o paciente recebe em casa uma caixa personalizada, organizada com toda a medicação necessária que ele precisa no mês. Os remédios são separados em sachês, por dia, horário e dose, seguindo exatamente a prescrição médica, que deve ser enviada no ato da solicitação. De forma automática, pouco antes que a caixa anterior acabe, uma nova é enviada evitando a descontinuidade e não adesão ao tratamento.
Para Samilla Dornellas, uma das fundadoras e CEO da empresa, o mercado da saúde precisava desta evolução, que olha diretamente para a necessidade dos pacientes. “A Far.me busca ser mais que um canal de vendas, a empresa quer zelar pelos pacientes para que eles possam seguir um tratamento eficaz, com resultados eficientes a curto, médio e longo prazo, de forma prática e segura”, diz. Em 2020, com o objetivo de alavancar o negócio a Far.me passou a compor o portfólio da Viveo, ecossistema de produtos e serviços que conecta soluções de saúde.
O custo global associado a erros de medicação é estimado em 42 bilhões de dólares anuais, segundo a OMS. Dados da empresa mostram que mais de 70% das pessoas que receberam prescrição médica apresentaram ao menos uma disfunção que poderia ser evitada através de intervenções e acompanhamento farmacêuticos. Já um outro estudo do Hospital and Community Pharmacists, aponta que um acompanhamento correto reduz em 36% os casos de reinternação.
De acordo com a executiva, a ideia é melhorar a adesão ao tratamento, gerar menor risco de intercorrências e readmissões hospitalares, além de aumentar as chances de melhora do quadro clínico reduzindo custos assistenciais.
No primeiro trimestre, a companhia teve um incremento de 50% na base de clientes. Entre eles, estão as casas de repouso e pacientes em home care provenientes de clínicas e hospitais.